Traficantes de uma favela de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ameaçaram funcionários da Light na última sexta-feira (24). Os técnicos foram até o local fazer um reparo e depois pararam para tomar um café. Quando retornaram, encontraram um bilhete colado no carro com os seguintes dizeres: "Aqui é favela, se vocês cortarem a luz e subirem no poste aqui na Rua, vão levar tiro. UPP acabou. Vai embora". Assinado: Comando Vermelho".
Procurada pelo portal Eu Rio, a assessoria de imprensa da Light confirmou o episódio e disse que nenhum funcionário ficou ferido ou foi ameaçado diretamente.
Nesta semana, funcionários da empresa de energia Enel foram feitos de reféns na comunidade Parque Belém, em Angra dos Reis, na Região Costa Verde fluminense e foram obrigados por criminosos a modificarem postes com interruptores postes para ligar e desligar a iluminação de acordo com a vontade dos bandidos. Foram forçados ainda a instalarem tomadas para a recarga de telefones celulares e radiotransmissores.