O carioca foi surpreendido na manhã desta segunda-feira (1) com a paralisação dos serviços do BRT Rio nos três corredores que atendem a cidade. Funcionários entraram em greve por melhores condições de trabalho e pelo recebimento dos salários. Ontem (31/01), o Portal Eu, Rio! já havia informado que a concessionária estava sem dinheiro para pagar os trabalhadores.
Com a paralisação do BRT, vans e carros de aplicativo. O transporte alternativo chega a cobrar R$ 10 para cada passageiro. Há casos de mototaxistas cobrando R$ 30 por trajetos curtos. Trens e ônibus comuns operam lotados e muitos passageiros não conseguiram chegar ao trabalho.
Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes publicou um apelo aoms motoristas:
"Não quero acreditar que são os empresários de onibus que fazem este movimento. Faço apelo aos motoristas para que voltem, faço apelo aos empresários de onibus que normalizem o serviço", disse.
Paes criticou a gestão anterior dizendo que o município não fez sua parte na manutenççao do serviço do BRT Rio.
No sábado (30), Paes reclamou de uma possível operação tartaruga no serviço de BRT. "Espero que sejam só os motoristas. A gente deseja o diálogo e que o sistema seja equilibrado". Acrescentou que não haverá subsídios para a compra de combustíveis para as empresas.
Concessionária
O BRTRio informou que os serviços nos seus três corredores (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica) foram interrompidos nesta manhã, devido à paralisação das atividades de alguns motoristas. "O movimento acarretou irregularidades nos intervalos, inviabilizando a operação em todo o sistema", disse a nota da concessionária.
Estágio de Atenção
O Centro de Operações da Prefeitura informou que a cidade entrou em Estágio de Atenção, às 6h30 desta segunda-feira (1), devido a fatores que influenciaram na mobilidade do município.
De acordo com o BRT Rio, os serviços nos três corredores (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica) foram interrompidos, nesta manhã, devido à paralisação das atividades de alguns motoristas. O movimento acarretou irregularidades nos intervalos, inviabilizando a operação.
A cidade estava em Estágio de Mobilização desde às 6h. O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.
RECOMENDAÇÕES:
- Quem puder, evite se deslocar nas regiões atendidas pelo serviço.
- Caso precise se deslocar, opte pelos trens, metrô e ônibus comuns.
- Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
Saiba mais sobre os novos estágios operacionais: http://bit.ly/novosestagios
Acompanhe notícias em tempo real em www.twitter.com/OperacoesRio