TOPO - PRINCIPAL 1190X148

PM é preso em flagrante pela morte de menina de cinco anos em Niterói

Civil apreende armas para confronto balístico; PMs alegam ter sido atacados durante patrulhamento

Por Portal Eu, Rio! em 03/02/2021 às 12:15:31

Atingida durante confronto entre policiais e suspeitos em Pendotiba, menina de cinco anos chegou a ser socorrida ao Hospital Azevedo Lima, mas não resistiu Foto Reprodução Internet

Um policial militar foi preso em flagrante por agentes da Delegacia de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo, suspeito de ter efetuado o disparo que matou Ana Clara, de apenas 5 anos. A criança foi atingida nesta terça-feira, 2/2, em frente a casa onde morava, na comunidade Monan Pequeno, em Pendotiba, Niterói, Região Metropolitana do Rio.

Ana Clara Machado, de 5 anos, estava brincando com o primo na porta de casa, quando foi alvejada por dois tiros, na terça (2/2). Ana chegou a ser socorrida, mas não resistiu. No momento, havia operação policial na região. Com ela, sobe para 4 o número de crianças baleadas no Grande Rio em 2021. Delas, 2 morreram, de acordo com a plataforma de dados Fogo Cruzado.

A Polícia Civil informou que um inquérito foi instaurado e as armas dos agentes que participaram da ação no momento em que a menina levou dois tiros serão encaminhadas para confronto balístico.

Ainda segundo a corporação, foram constatadas contradições nos depoimentos dos policiais militares. Equipes da Delegacia de Homicídios realizam diligências para identificar a origem dos disparos.

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí está apurando a existência real de confronto no local no momento da morte da criança, que foi socorrida e encaminhada para um hospital público, ainda em Niterói.

Ouça no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br) a reportagem da RadioAgência Nacional sobre a investigação da morte da menina de cinco anos em Niterói,

Eis a íntegra da nota oficial distribuída pela Polícia Civil:

"De acordo com a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), um inquérito foi instaurado para apurar a morte de uma criança, de 5 anos, ocorrida nesta terça-feira (02/02), em Pendotiba, Niterói. As armas dos policiais militares que participaram da ação foram apreendidas para confronto balístico. Os agentes realizam diligências em busca de elementos informativos que ajudem a identificar a origem do disparo que atingiu a vítima, a existência realmente de confronto no local e quaisquer outros que sirvam para o esclarecimento dos fatos.


Dando continuidade às investigações, houve a comprovação de contradições nas declarações dos policiais militares que, em cotejo com as declarações das demais testemunhas e da perícia realizada no local, resultaram na prisão em flagrante do policial militar que efetuou os disparos. A DHNSG irá finalizar os procedimentos de praxe e encaminhar o policial para o BEPE."



A Polícia Militar, por sua vez, instaurou um procedimento interno para apurar a conduta dos policiais durante a operação. Em nota comunicou, ainda, que os agentes estavam em patrulhamento quando foram surpreendidos por criminosos armados,que teriam efetuado disparos.


De acordo com a plataforma Fogo Cruzado, que monitora a violência armada no estado, somente este ano, outras três crianças foram baleadas no Rio de Janeiro. Destas, uma não resistiu. A morte da pequena Ana Clara se soma a de Alice da Silva, também de 5 anos, atingida por uma bala perdida durante o réveillon no Morro do Turano, na zona norte da capital fluminense.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Com Polícia Civil e RadioAgência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.