A Omics Biotecnologia Celular ganhou destaque em e-book inédito sobre empreendedorismo, que acaba de ser lançado pela AUIN (Agência Unesp de Inovação). "Filha" da Unesp, a Omics desenvolve material biológico constituído por células-tronco para a medicina veterinária como alternativa terapêutica para melhorar a qualidade de vida e promover maior longevidade a animais com lesões ou doenças de difícil resolução ou sem resposta satisfatória ao tratamento convencional. Em seis anos, já tratou mais de 2 mil animais.
Foto: Divulgação
Material foi lançado para demonstrar potência das ações empreendedoras e inovadoras da universidade
A obra, organizada por Wagner Cotroni Valenti, Guilherme Wolff Bueno e Tainah Veras, tem mais de 150 páginas dedicadas ao tema, contendo informações, números, cases de 15 empresas "filhas" da Unesp, depoimentos de múltiplos atores empreendedores da universidade, entre alunos, professores e fundadores de organizações, além de insights importantes para quem deseja construir ou já está trilhando uma trajetória empreendedora.
Entre os conteúdos apresentados está o resultado do mapeamento de empresas "filhas" da Unesp, entre elas, a Omics, que possibilitou encontrar mais de 1.300 negócios. Dentre esses, mais de 300 responderam a uma pesquisa e autorizaram a divulgação da logomarca e a consolidação do impacto gerado na economia e na sociedade. Com isso, foi possível chegar à estatística de que somente essas 300 empresas já movimentam mais de 2,5 bilhões ao ano, valor muito próximo ao que é anualmente direcionado pelo Estado para custear as despesas da Universidade Estadual Paulista. Além disso, elas empregam cerca de 10.000 pessoas e possuem suas atividades espalhadas pelo estado de São Paulo, pelo Brasil e pelo mundo.
"Nos últimos anos, a Unesp concentrou seus esforços para promover um ambiente permeado por parcerias e incentivos à ação inovadora e empreendedora. Assim, fortaleceu-se a preocupação com uma formação mais humanística, voltada à consolidação de soluções para os problemas da atualidade, à contribuição da inovação inclusiva para o crescimento econômico, bem como ao combate à pobreza, à busca do bem-estar social e ao crescimento de oportunidades de desenvolvimento, renda e aprimoramento. Esse e-book é um reflexo dessa preocupação, além de motivo de grande orgulho para toda a comunidade unespiana e a sociedade contemporânea", disse o reitor da Unesp (gestão 2017-2020), professor doutor Sandro Roberto Valentini, em entrevista ao portal da Unesp.
Tainah Veras, coordenadora da campanha de busca, validação e visibilidade das empresas "filhas" da Unesp e atuante na Comunicação da AUIN, comemora: "Sinto um orgulho imenso e uma alegria enorme por contribuir para lançar luz a diversas pessoas que trilham uma trajetória empreendedora e inovadora a partir de sua experiência na Unesp, construindo histórias incríveis e impactando positivamente a sociedade. Desejo profundamente que a leitura desse material seja tão prazerosa e encantadora quanto o processo de conexão estabelecido com as diversas empresas 'filhas' da nossa Universidade Estadual Paulista" (trecho da reportagem concedida ao Portal Unesp).
Foto: Divulgação
Sobre a Omics
A Omics Biotecnologia Animal é uma startup brasileira que desenvolve material biológico constituído por células-tronco para a medicina veterinária.
Localizada no Parque Tecnológico de Botucatu/SP, a Omics atua em todo o Brasil e já tratou mais de 2.000 animais em 6 anos de existência.
A terapia celular Omics - disponível para tratamento em cães, gatos e cavalos - reduz dor, inflamação e morte celular, restaura qualidade de vida, movimentos e função dos órgãos e auxilia a regeneração de tendões, ligamentos, cartilagens e ossos.
A equipe Omics é composta por médicos veterinários com mestrado, doutorado e anos de experiência na área de biotecnologia. Fernanda Landim é médica veterinária pela Unesp, com mestrado e doutorado pelo Instituto de Biociências e Genética da Unesp e pós-doutorado pela Universidade do Colorado. É pesquisadora e especialista em biotecnologia de reprodução animal e cultivo e terapia celular e uma das sócias da Omics. Marina Landim e Alvarenga é médica veterinária, mestra em biotecnologia animal e diretora executiva da Omics, trabalha com terapia celular desde 2008 e é especialista em fisioterapia animal. A equipe conta ainda com a participação de Beatriz Linde Feijó, médica veterinária pela Unesp, com intercâmbio na Monash University, em Melbourne, na Austrália, e Luciana Midori Murata, também graduada pela Unesp.