O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, adiantou que pretende antecipar os feriados previstos para o mês de abril (os da Semana Santa e de Tiradentes) para tentar evitar a circulação da população e conter o contágio pela covid-19. Paes admitiu, também, a possibilidade de anunciar medidas de restrição mais duras já na próxima segunda-feira (22/3), quando vence o decreto atual que restringiu algumas atividades e a circulação na cidade.
Durante a inauguração do Bioparque, o novo zoológico do Rio, nesta quinta-feira, Paes aproveitou para solicitar apoio do governo federal e Congresso para que os municípios tenham condições de fechar as atividades, diante do avanço nas infecções e óbitos pelo novo coronavírus. Ele defende a garantia de políticas públicas que sustentem minimamente os setores mais atingidos pelas medidas de restrição.
Ouça no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br) a reportagem da Rádio Nacional sobre a antecipação dos feriados de abril e a proposta de coordenar as ações restritivas com outras cidades, anunciada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, em meio ao agravamento da pandemia da Covid-19 na Região Metropolitana, onde moram dois terços da população do Estado.
O prefeito destacou também a importância de ações restritivas conjuntas em todo o estado do Rio de Janeiro. Eduardo Paes observou que a lotação dos leitos na capital fluminense está acontecendo em parte porque o sistema de saúde da capital sustenta o atendimento a pessoas de outras cidades.
Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação na rede SUS em todo o Rio de Janeiro está em 82,9% nos leitos de UTI e 64,1% nas enfermarias. Pelo menos 12 municípios não tinham mais vagas para tratamento intensivo nesta quarta-feira. Na capital, a ocupação atual é de 95% em UTI e 79% nas vagas em enfermaria, mesmo com a abertura de 190 leitos na última semana.
Quanto à disponibilidade de vacinas contra a covid-19, o estado está distribuindo a 88 municípios mais uma remessa. São 222 mil doses para primeira aplicação e 174 mil para a segunda. O estado imunizou até agora 773.279 pessoas com uma dose.
RadioAgência Nacional