Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Redução da letalidade

STF discute operações policiais em favelas do RJ durante audiência pública

Evento conta com organizações da sociedade civil, bem como mães de vítimas da violência do Estado


Foto: RioOnWatch

O Supremo Tribunal Federal está realizando uma audiência pública sobre a ação que estabelece a suspensão de operações policiais em favelas do estado do Rio de Janeiro durante a pandemia. O debate está sendo realizado em dois dias e se encerra amanhã, segunda-feira (19).

O evento, que visa discutir estratégias de redução da letalidade policial no estado do Rio de Janeiro contará com a participação de organizações como Educafro, Justiça Global, Redes da Maré, Conectas Direitos Humanos, Movimento Negro Unificado, Iser, Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial/IDMJR, Coletivo Papo Reto, Coletivo Fala Akari, Rede de Comunidades e Movimento contra a Violência e Mães de Manguinhos. Todas as entidades foram admitidas na condição de amici curiae (amigas da Corte) no processo.

ADPF das Favelas

A ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) nº 635, conhecida como "ADPF das Favelas", foi proposta pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), e construída coletivamente com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e entidades da sociedade civil.

Desde junho, uma liminar do ministro Edson Fachin, referendado pelo pleno da Corte, determina a suspensão das operações policiais no Rio de Janeiro durante a emergência sanitária da Covid-19. A decisão histórica foi concedida após o pedido cautelar das organizações que participam da ação.

Em agosto, o Supremo impôs novas restrições à política de segurança pública fluminense, proibindo o uso de helicópteros blindados — os chamados “caveirões aéreos” — como plataforma de tiros, além de restringir operações policiais em perímetros escolares e hospitalares.

Serviço:

Audiência Pública - ADPF 635

Datas: 19 de abril de 2021

Horário: 08h15 às 19h

STF favelas operações policiais audiência pública sociedade civil mães vítimas violência

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!