Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sonho interrompido

Exclusivo: Instituto Embelleze do Méier fecha as portas e deixa alunos sem diploma

Estudantes estavam preste a concluir cursos de Estética e Beleza e querem seus certificados


Alunas querem concluir os cursos na Embelleze. Foto: Divulgação

Cerca de 40 alunos da do Instituto Embelleze do Méier foram surpreendidos pelo fechamento da unidade e de seis cursos profissionalizantes da área de beleza. Com isso, eles realizaram uma manifestação diante da escola, na Rua Dias da Cruz 147, no último sábado (24).

A comunicação de fechamento da escola foi enviada aos alunos na véspera do reinício das atividades.

As alunas também questionam o motivo da paralisação das aulas e o fim do curso. No dia 12 de abril, um cartaz fixado na porta do instituto anunciava um fechamento temporário. O motivo alegado foi a existência de um problema elétrico nas instalações, o que necessitaria de manutenção.


O comunicado marcava o retorno das atividades para o dia 19 de abril. Mas não foi isso que aconteceu.

A indignação é grande. A aluna Tereza Beatriz faz curso de depilação na unidade. Faltam apenas duas aulas práticas para o término. Ela já pagou mais de R$ 1.200,00.

“Fechou e não nos deram satisfação. Não é qualquer pessoa que tem condições financeiras de arcar um custo de estudo na área de beleza e estética. É um descaso muito grande. Eu e todas as colegas estamos sem certificado. Queremos providências do dono da marca Embelleze”, disse.

Já a aluna Ana Marta manifesta decepção com o ocorrido:

“Estamos nos sentindo violentadas em nosso direito. Os alunos estudam, pagam mensalidade antecipada e eles não querem dar o certificado. Estão há uma semana fechados. É direito nosso. Têm alunos faltando duas aulas, uma aula para o fim. Por isso, estamos reivindicando”, conta.

Outras alunas chegaram a efetuar o pagamento dos cursos antes das medidas de restrições de atividades, como Giulia Letícia de Oliveira dos Santos, que pagou R$ 269,00 de uma parcela adiantada.


Alunos pagaram normalmente as mensalidades do curso. Foto: Arquivo Pessoal

Os alunos fizeram dois boletins de ocorrência na delegacia virtual da 26ª DP (Todos os Santos). Procurada pelo Portal Eu, Rio!, a Polícia Civil informou que "os Registros de Ocorrência foram suspensos. No entendimento da delegacia, os fatos não caracterizam estelionato e sim uma relação de consumo que deve ser motivo de um pleito por indenização perante uma ação cível".

Em comunicação enviada por e-mail aos alunos, a direção do instituto Embeleze do Méier alegou prejuízos por conta da pandemia

“Por mais que a empresa fosse sólida, bem gerida e preparada, inclusive financeiramente, para contornar oportunos problemas que viessem a surgir, não era esperado, de forma alguma, que fôssemos literalmente obrigados a interromper totalmente as nossas operações por tanto tempo, uma vez que fomos obrigados a ficar fechados, entre liminares, restrições e "lock downs” (sic) por um período que, somado, ultrapassou 180 dias”.

Em nota enviada ao Portal Eu, Rio!, o Instituto Embeleze comunicou que já entrou em contato com a franquia do Méier para entender quais medidas serão tomadas a fim de encontrar a melhor alternativa para esta situação. "Sabendo do fechamento da unidade durante esse difícil período de pandemia, o Instituto Embelleze se coloca à disposição e se compromete em acompanhar de perto esta questão. Os alunos que precisarem poderão entrar em contato pelo SAC através do e-mail: sac@institutoembelleze.com. O Instituto Embelleze reafirma ainda o compromisso pela qualidade de ensino e bom funcionamento da rede, que possui mais de 270 unidades franquias em todo país", disse o comunicado da empresa.

Porém, diante do prejuízo, os cursistas procuram uma solução judicial para o caso junto à Defensoria Pública e prometeram entrar com uma reclamação junto ao Procon-RJ. Não é a primeira vez que estudantes do instituto são prejudicados. Em 2018, alunos do Instituto Embelleze de Petrópolis, Região Serrana do Rio, ficaram revoltados pelo fechamento de seis cursos. (foto abaixo)

Embelleze Cursos de estética Depilação manifestação Méier

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!