O mercado de alimentação saudável cresceu muito no Brasil ano passado e movimenta US$ 35 bilhões anualmente, sendo o quarto maior mercado do mundo, conforme aponta o Euromonitor. Ao passo que o setor de sorvetes no Brasil é aquecido independente da época do ano. De acordo com a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes), o consumo médio anual por pessoa é de 5,3 litros ao ano. Além disso, a região do Sudeste brasileiro é responsável por mais da metade (52%) do consumo.
Nesse contexto, a Lowko, startup especializada em sorvetes de baixa caloria, sem adição de?açúcar e?com teor de gordura reduzido vem se destacando no mercado e pretende expandir. A marca utiliza apensas indredientes de origem natural e procura valorizar os ingredientes brasileiros. A Lowko recebeu do fundo alemão GFC, da Rocket, cerca de R$ 7 milhões como uma aposta no sucesso da marca e fechou um investimento estratégico com a Perfetto, uma das maiores fabricantes de sorvete do Brasil. Esses investimentos refletem nos números da empresa: ano passado seu faturamento foi de R$ 5 milhões e a expectativa para 2021 é vender 600 mil potes de sorvete, atingindo R$ 10 milhões.
É possível encontras os “sorvetes de outro mundo” em 6 estados do Brasil e nos principais supermercados do Brasil como Pão de Açúcar, Carrefour, St Marché, Muffato, Sam’s Club, Natural da Terra, e mais recentemente fechou um acordo com o Extra Hipermercados, e estará presente unidades Aeroporto, Itaim, Ricardo Jafet e Morumbi, onde contará com freezer vertical personalizado. A meta é estar presente em 700 pontos de venda até o final deste ano. Além dos pontos físicos, a Lowko possui vendas online pelos aplicativos iFood, Uber Eats, Rappi e James. A expectativa da marca é vender entre 30% e 50% a mais do que já vendem em supermercados tradicionais.
Atualmente a linha de produtos da?Lowko?conta com 12 sabores: cocada, doce de leite, paçoca, cookies and cream, avelã com chocolate, brigadeiro, baunilha, pistache, cheesecake de goiabada, além dos veganos: morango, choco chips e banana com creme de avelã. Os sorvetes são vendidos em embalagens de 455ml, com em média 75 calorias e 100ml, com em torno de 335 calorias – é saborear sem se preocupar com a indulgência.