TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Insegurança afeta a rotina de uma escola do Grajaú

Colégio faria passeio do bairro até o Recreio, mas violência inibe direção

Por Jonas Feliciano em 21/09/2018 às 15:59:13

Reprodução Google Maps

O Colégio da Companhia de Maria, localizado no bairro do Grajaú, Zona Norte do Rio, cancelou uma excursão pedagógica devido à violência e insegurança na cidade. O passeio seria realizado com alunos de 6 anos de idade para o Museu Casa do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes. Nesta sexta-feira (21), a notícia foi destaque na coluna do jornalista Ancelmo Gois. 

Diante do fato, o Portal Eu,Rio!  identificou os pontos críticos do percurso. No trajeto até o local, que segundo o Google Maps é o melhor e menor caminho entre a escola e o museu, está a autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, que corta o Complexo do Lins, bem como, a Cidade de Deus. Duas localidades com altos índices de violência relacionada ao tráfico.

Segundo moradores da região do Complexo, tem sido corriqueiro o fechamento da via. Nos últimos dias, foram pelo menos três bloqueios com operações de forças policiais. Principalmente, após um policial militar ter sido baleado na comunidade da Camarista Méier. O PM foi internado no Hospital Naval Marcílio Dias, mas não resistiu ao ferimento.

"As operações por aqui são constantes, é quase todo dia. Na parte mais baixa é até tranquilo, mas lá em cima o "bicho pega". Principalmente, nos finais de semana quando rola os bailes. Na Árvore Seca, por exemplo, tem todo sábado com droga e tudo mais. Até os roubos de carga já voltaram. Tá tudo do mesmo jeito, nada mudou", lamentou um morador que não quis se identificar.

Já na Cidade de Deus, na manhã da última quarta-feira (19), motoristas que transitavam pela Linha Amarela foram surpreendidos com uma troca de tiros entre policiais e traficantes. O confronto ocorreu quando uma viatura fazia um patrulhamento de rotina na favela e foram atacados por homens armados.

De acordo com dados do aplicativo "Onde Tem Tiroteio", somente neste mês a Cidade de Deus já recebeu 17 notificações. Enquanto isso, no Complexo do Lins já foram informados 7 tiroteios. Em setembro, o Rio de Janeiro atingiu a marca de 472 registros. Em 2018, os números já totalizam 4.650 troca de tiros. Ainda segundo o app, o dia 20 de agosto foi o mais violento do ano no município. Nesta data, há 43 avisos no hanking da plataforma.

Na semana passada, depois de um tiroteio na região, uma bala perdida atingiu a parede de uma sala de aula da escola. No momento do incidente, não havia alunos e funcionários no local. Sobre o cancelamento da atividade, o Companhia de Maria informou que a decisão pela suspensão temporária de passeios e/ou excursões de caráter pedagógico, em ambiente externo às dependências escolares, foi tomada visando garantir a integridade dos alunos e colaboradores da instituição educacional.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.