Durante a derrota que custou a eliminação da Copa do Brasil diante do Corinthians na ultima quarta-feira (26), um dos nomes que o ameaçado técnico Maurício Barbieri colocou em campo foi Vitinho, que entrou na segunda etapa no lugar de Diego, contundido. No entanto o meia-atacante, assim como nos outros jogos pelo rubro-negro, não conseguiu apresentar o futebol que se espera dele, que há exatos dois meses era anunciado como a contratação mais cara da história do Flamengo no dia 27 de julho em um negócio de 40 milhões de reais com o CSKA da Rússia.
Recebendo um salário de quase um milhão de reais por mês, o atleta de 24 anos até o momento não conseguiu traduzir no campo o futebol dos tempos de Botafogo, CSKA e Internacional. Em 15 jogos até agora ele não deu nenhuma assistência e marcou apenas um gol, justamente diante do Colorado na derrota por 2 a 1 no Beira-Rio. Esse desempenho vem irritando os torcedores, muitos deles que compraram camisas com número 14 nas costas por causa dele e que invadiram o Instagram não oficial do atleta na época da contratação. Quem aplaudiu ele na apresentação diante do Sport no Maracanã, está com certeza vaiando agora.
Parece que até Barbieri não tem tido muita paciência com Vitinho, no último domingo quando o Flamengo venceu o Atlético-MG por 2 a 1 no Maracanã, ele entrou no segundo tempo no lugar de Matheus Sávio e saiu 36 minutos depois para dar lugar a Marlos Moreno. Diante do Corinthians, ele entrou e sequer conseguiu criar uma jogada importante de ataque, colocando ainda mais dúvidas na cabeça do treinador e da torcida.
É certo dois meses ainda é muito pouco para uma readaptação ao futebol nacional após voltar da Rússia, mas não deixa de ser preocupante o desempenho do atleta que na sua passagem pelo Internacional em 2015, por exemplo, não teve problemas para se adaptar.