TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Anvisa suspende importação e uso de droga pesquisada contra covid-19

Medicamentos contra câncer feitos a base de proxalutamida são pesquisados contra a covid-19 em 6 países

Por Portal Eu, Rio! em 04/09/2021 às 07:54:19

Anvisa investiga indícios de adulteração em documentos de importação de medicamentoa a base de proxalutamida. Foto: Arquivo.

A Anvisa decidiu, por unanimidade nesta quinta-feira (2), suspender, de forma cautelar, a importação e o uso de produtos contendo a substância proxalutamida usada no Brasil em pesquisas contra a covid-19 e defendida pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em julho, a Anvisa havia anunciado o início das pesquisas com a medicamentos a base de proxalutamida, indicados para combater o câncer Cinquenta voluntários se apresentaram para os testes. A droga também é testada na Alemanha e nos EUA para combater a doença da década.

A decisão da suspensão dos testes foi tomada depois da realização de diligências pela Procuradoria da República no Rio Grande do Sul. A denúncia indicava que unidades hospitalares e clínicas estariam usando o produto à base de proxalutamida em seres humanos à revelia dos estudos científicos aprovados pelo sistema Comitê de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/Conep).

A análise inicial revela diferença de informação entre o número de importações requeridas e as pesquisas científicas aprovadas pelo sistema CEP/Conep.

Diante das denúncias, a Anvisa instaurou dossiê de investigação para obter mais informações sobre a importação dos produtos à base de proxalutamida e utilizados no Brasil para a tomada de ações sanitárias. O objetivo é reduzir o risco para os usuários desses produtos.

Também determinou a notificação dos serviços de saúde supostamente envolvidos na condução de pesquisas científicas com a substância proxalutamida e a instauração de processo administrativo sanitário para apuração de possíveis infrações sanitárias por parte do importador.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.