TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Programa visa transformar Centro do Rio em laboratório de inovação e criatividade

Projeto do Sistema Fecomércio tem foco na revitalização da região central da cidade, atraindo novos negócios e empregos.

Por Portal Eu, Rio! em 20/09/2021 às 08:00:00

Programa visa promover a revitalização da região central da cidade, atraindo novos negócios e empregos. Foto: Reprodução

Com foco na revitalização do Centro da cidade do Rio de Janeiro, o Sistema Fecomércio RJ (Senac RJ e Sesc RJ) desenvolve o programa CRio – Distrito Carioca de Inovação e Tecnologia. A iniciativa, que conta com a consultoria da Rio Negócios, prevê a criação de um living lab que visa promover a revitalização da região central da cidade, atraindo novos negócios e empregos e estimulando a competitividade e o desenvolvimento por meio da valorização das potencialidades locais. O objetivo é estimular a inovação, resgatar a autoestima e promover a qualidade de vida na região. Empresários interessados em participar da iniciativa devem entrar em contato pelo email [email protected].

Em tradução literal, living lab significa laboratório vivo, ou seja, um ecossistema colaborativo voltado para a inovação e que opera dentro de um contexto territorial, integrando pessoas, empresas e ideias. Com esse conceito, o CRio parte da identificação das vocações da Região Central do Rio, levando em conta as características da ambiência local, para reunir empresas, órgãos governamentais, instituições de ensino, culturais e de representação comercial, associações e sociedade civil em prol da discussão e promoção de atividades inovadoras que transformem a região em um território de criação, prototipagem, validação e testes de novas soluções, produtos e serviços.

A iniciativa chega em um momento em que o Centro do Rio ensaia o processo de retomada após a crise provocada pela Covid-19. Segundo estudo da Fecomércio RJ, em julho deste ano, foi a primeira vez que o número de lojas abertas no Centro superou o de estabelecimentos fechados desde o início da pandemia. Foram 137 novas lojas na região, contra 69 que encerraram atividades.

O programa abrangerá 18 bairros do Centro expandido, o que inclui o Porto Maravilha e bairros limítrofes – da Glória a São Cristóvão - que sofrem ou exercem influência da região central. Essa área geográfica reúne 100 mil CNPJs ativos, com faturamento estimado em R$861 bilhões, o que representa 49% do total do município do Rio e reúne 468 mil profissionais de carteira assinada.

No momento, a iniciativa já identificou atores públicos e privados que atuam nesse território e iniciou sua articulação, com dinâmicas para engajamento e escuta sobre o que consideram os principais desafios, potenciais e prioridades da região. A partir desse diagnóstico, será possível propor eventos, obras de infraestrutura, projetos de lei, ações de financiamento, acordos de governança e projetos de capacitação adequados às necessidades da área, entre outras iniciativas.

Entre os 11 setores mapeados pelo CRio como potencialidades do Centro do Rio, destaca-se a área de Saúde, o maior empregador com 63 mil funcionários. Com isso, a região Central reúne 28% de todos os profissionais de Saúde no Município do Rio. Somente em Atendimento Hospitalar, o centro expandido reúne 13,5% dos CNPJs ativos e 35,4% dos profissionais de todo o município. O setor apresenta ainda potencial nos setores de biotecnologia e healthtecs.

Também entrou no estudo o setor da Economia Criativa, com iniciativas nas áreas de design, arquitetura, moda e publicidade, mídias editorial e audiovisual, games e cultura, tanto na área de patrimônio como de artes. No setor de Tecnologia & Digital, a região tem vocação para inovação, pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação, setor de energia e mercado financeiro. Em Turismo, o Centro se destaca em hotelaria e gastronomia. Além disso, há espaço para desenvolvimento em Habitação, com iniciativas de moradia e qualidade de vida.

Iniciativa FIS – A importância da área de Saúde para a economia do Centro do Rio foi uma das surpresas do levantamento realizado pelo CRio e se tornou uma das motivações para que Senac RJ e Iniciativa FIS, maior ecossistema de lideranças da Saúde da América Latina, firmassem protocolo de intenções pela Saúde do Rio. Assinado no último mês de agosto, termo de cooperação em prol do fortalecimento do ecossistema da área de Saúde vai atuar principalmente nos eixos de Educação e Tecnologia.

Revitalização da área central - O CRio - Distrito Carioca de Inovação e Tecnologia faz parte de um conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ voltado para a valorização do Centro do Rio de Janeiro. Entre as iniciativas já implementadas está a reabertura da tradicional Casa Villarino como projeto pedagógico do Senac RJ na área de Gastronomia e a reforma do edifício onde está localizado o Teatro Sesc Ginástico, na avenida Graça Aranha, que irá se tornar um centro de referência em serviços nas áreas de cultura, educação, saúde, lazer e assistência na região. A ações integram a campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ), que visa contribuir para a retomada da confiança da população fluminense no contexto da pandemia. Também vai ao encontro do projeto Reviver Centro, da Prefeitura do Rio, que prevê revitalizar a área central.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.