O prefeito Eduardo Paes afirmou hoje que a cidade do Rio de Janeiro pode atingir o percentual de 65% de população com vacinação completa na próxima segunda feira. Com essa cobertura vacinal, a prefeitura pretende desobrigar o uso de mascara em locais abertos e sem aglomeração.
Paes disse ainda que, quando chegar a 75% da população total do Rio vacinada contra Covid-19, pretende liberar máscaras em locais fechados no município. O índice equivale a 100% da população- alvo com esquema vacinal completo. Pelas projeções dele isso deve acontecer até 15 de novembro.
“Nós seguimos a ciência. No nosso comitê científico, temos dois ex-ministros da Saúde, tenho integrantes de várias instituições, como Fiocruz. Se dependesse de determinados setores teria fechado a praia. O mundo inteiro estabeleceu a partir da vacinação a abertura. Nós temos critérios objetivos”, afirmou.
Paes reiterou que o prazo de 15 de novembro já é projetado desde agosto pelo comitê científico da prefeitura, conforme ata publicada em Diário Oficial. O texto da ata, porém, observa que máscaras devem comtinuar a ser usadas em hospitais e no transporte público.
Segundo Paes, as duas medidas só não serão tomadas caso há alguma decisão judicial ou piora nos índices da pandemia.
“Eu estou torcendo, rezando e aplicando agulha (para chegar já os 65%) na próxima semana. Eu respeito o que o Comitê Científico decidir. As regras serão estabelecidas pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz”, frisou o prefeito, acrescentando que a máscara continuará a ser exigida em hospitais e no transporte público.
Fonte: Agência Brasil