Segundo a Defesa Civil do Estado, a estrutura veio abaixo pouco antes de 6h45, quando foram feitos os primeiros chamados para o Corpo de Bombeiros. O prédio tinha três andares. O corpo de um homem foi localizado nos escombros e três vítimas feridas foram resgatadas e levadas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. As primeiras informações é que o prédio tinha três apartamentos.
Bombeiros dos quartéis de Nova Iguaçu, Nilópolis e Ricardo de Albuquerque foram deslocados para o local. Embora as primeiras informações deem conta de que só quatro pessoas residiam no imóvel, a varredura nos escombros continua com o auxílio de cães da corporação.
O comandante da Defesa Civil do Estado, Leandro Monteiro, foi para o local coordenar as buscas e falou com a imprensa.
“Foram localizadas três vítimas com vida, que foram removidas para o Hospital de Nova Iguaçu. Infelizmente, encontramos uma vítima masculina, já em óbito, que está sendo removida para o Instituto Médico Legal de Nova Iguaçu. O protocolo do Corpo de Bombeiros é só encerrar as buscas após a varredura com cães. As pessoas afirmam que só havia realmente quatro vítimas no prédio”, disse Monteiro.
Prefeitura de Nilópolis prestará assistência aos familiares
A Prefeitura de Nilópolis informa que o prédio que desabou na Rua Coronel José Muniz, 808, em OIinda, existe há 22 anos e estava legalizado junto à Secretaria de Obras. O secretário Flávio Vergueiro garantiu que, além das perícias que serão realizadas pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros, a Prefeitura também fará uma investigação sobre as causas do acidente, que vitimou Gustavo Loureiro Amorim, 26 anos, e causou ferimentos leves em outras três pessoas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social também mandou equipe ao local e vai acompanhar os feridos Giovana Amorim, 19 anos, Nilcéa Vital de Souza, 60 anos, e Jorge Luiz dos Santos Brandão, 54 anos, para que, caso não possam ir para a casa de parentes, recebam o aluguel social, no valor de R$ 400,00. Os acidentes foram levados ao Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse). E a Secretaria de Desenvolvimento Social também irá garantir a isenção de pagamento do sepultamento do corpo de Gustavo Amorim.
A Guarda Municipal isolou a área para que cerca de 30 bombeiros dos quartéis de Nilópolis e Nova Iguaçu, além do Grupamento de Busca e Salvamento, com sete viaturas, pudessem fazer a varredura do local. O secretário de estado de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro, foi de helicóptero até o local para a acompanhar pessoalmente a operação.
Jorge Luiz Brandão, uma das vítimas que retornou ao local, disse que perceberam algo diferente em uma das colunas e cogitaram acionar a Defesa Civil, mas isso não foi feito. A Perícia da Polícia Civil chegou ao local às 10h50.
Agência Brasil