Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ponto turístico

Rocinha ganha mirante para atrair turistas e cariocas

Empresários reformulam espaço social que ganhará lounge com vista privilegiada


Rocinha ganha em novembro Mirante para atrair mais turistas. Foto: Divulgação

A Rocinha ganha em novembro um espaço onde não apenas turistas mas todo amante da boa gastronomia poderá desfrutar com um bom drink na mão com uma vista privilegiada do Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Lagoa Rodrigo de Freitas: é o Mirante Rocinha, um ponto de observação gratuito com um bar homônimo, com acesso pela Estrada da Gávea.

Com a chancela da Rio Tour e com autorização da Prefeitura do Rio, o Mirante Rocinha foi projetado com dois andares: o térreo terá um deck com mesas e um bar homônimo, de onde será possível ter acesso à vista gratuitamente. No segundo andar, após a obra de expansão, haverá um ponto de observação mais alto, com uma escada de acesso ao nível da rua. Os banheiros também serão de livre uso, o que é um diferencial, já que guias e turistas não contam com esse serviço ao chegar para o tour na comunidade.

A ideia é de empresários criados na Rocinha, que além da construção do mirante pretendem redesenhar o lazer na comunidade, com a reforma da Praça Vila Cruzada e do campo de futebol, ambos ao lado do Mirante. Além disso, a tradicional Feira de Artesanato, que acontece logo acima, ganha barracas fixas - um velho desejo dos artesãos - e banquinhos para os visitantes.

"O Mirante Rocinha é um projeto em que todo mundo sai ganhando. Tanto o Rio de Janeiro, que terá um novo ponto turístico, cultural e gastronômico, quanto as mais de 20 mil famílias da Rocinha, que hoje não têm um bom espaço de lazer. Ao mesmo tempo, os visitantes chegam à Rocinha querendo saber como é a nossa vivência, então acreditamos que iremos melhorar a visão que os turistas têm da comunidade com uma nova infraestrutura", diz Renan Alves, produtor cultural e um dos desenvolvedores.

A iniciativa dos empreendedores, que trabalham com turismo e produção cultural na Rocinha há mais de uma década, levou em conta as reivindicações antigas dos moradores. Por isso, a Praça Vila Cruzada passa por uma revitalização completa em parceria com o programa "De olho no lixo". Grande parte da reforma já foi custeada, mas o grupo busca junto aos órgãos competentes a implantação de brinquedos, uma academia da terceira idade e outros itens que possam beneficiar quem vive na comunidade.

O campo de futebol também ganhou atenção: foi realizado um aterramento e instalada uma nova grade.

Um pouco acima da localidade onde está sendo construindo o mirante, existe uma feira tradicional de artesanato há 18 anos, mais um motivo pelo qual o ponto cultural sempre atraiu a atenção do público. O projeto social, além de organizar melhor a feira, construirá novas barracas para os artesãos, que sofreram durante anos para carregar suas mercadorias morro acima e abaixo, pois nunca tiveram local apropriado para guardá-las. Com as novas barracas, ao fim de um dia de trabalho, essas servirão como depósito.

Os empreendedores também estão fazendo parcerias com instituições da Rocinha para oferecer cursos de inglês gratuitos voltados aos empreendedores do ramo turístico e para jovens que queiram ingressar na área.

O polo também será uma base de comunicação entre as empresas de turismo e a Rocinha, que já chegou a receber, por dia, 900 pessoas de fora. No local, poderão ser obtidas informações sobre as áreas da comunidade, além de ser iniciado o registro das pessoas que chegam para visitar.

Fácil acesso

O Mirante Rocinha fica a oito minutos do Shopping da Gávea, com fácil acesso pela Zona Sul por meio de ônibus, vans e táxis, que deixam o público em frente. Após a inauguração, o objetivo é estabelecer parcerias com vans que saiam do bairro e levem os visitantes direto para o local.

Quanto à segurança, Paulo Roberto Costa, idealizador do projeto, busca esclarecer: "Durante os meus 13 anos de trabalho, nunca um turista foi roubado dentro da comunidade. Sabemos que o momento é de turbulência, mas a Rocinha não pode se abater com a falta de segurança. Acreditamos que uma iniciativa como esta, que reunirá turismo, diversão, gastronomia e cultura, servirá como uma válvula de escape nos momentos de paz da comunidade".- finaliza.


Rocinha mirante Rio de Janeiro

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!