Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sobrevivente do holocausto

Documentário da judia ‘Lila’ pode ser visto no canal Now

O longa mostra como a estilista se livrou de Hitler e virou referência na moda


Filme narra a trajetória de Lila, com fotos e vídeos da época da 2ª Guerra (Divulgação)

A vida e obra da judia polonesa Liliana Sirkis, que chegou ao Brasil após sobreviver aos horrores do holocausto e se tornou referência na alta costura carioca, pode ser visto agora no canal Now, da Net.

O filme narra a trajetória de Lila, com fotos e vídeos da época da 2ª Guerra, revelando o sofrido cotidiano dos judeus e sua luta pela sobrevivência. Revela também a deportação para a Sibéria e a sua escapada da morte.

"O filme acaba sendo muito oportuno nesses tempos, onde temas como a discriminação contra os imigrantes e o fascismo voltam a assombrar. Lila é uma história de sobrevivência, superação. Deportada, Lila levantou, sacudiu a neve e deu volta por cima. É também uma ode à geleia geral brasileira, ao fato de sermos uma pátria acolhedora", afirmou o diretor do documentário, o jornalista e escritor Alfredo Sirkis, filho de Lila.

Passadas privações e o medo de novos conflitos, vivendo o drama de uma refugiada em meio à fome, ao frio das nevascas e aos abusos do trabalho infantil. A jovem fugiu para o Brasil onde foi acolhida e pôde reconstruir sua vida, casar e formar a própria família. Lila trabalhou em uma fábrica de alta-costura e vestiu personalidades como Dona Sara Kubitscheck, embaixatrizes e até a Rainha da Inglaterra. Mulher de garra e determinação, Lila inspirou Gilberto Gil a compor a trilha sonora do filme do jornalista e escritor, Alfredo Sirkis, filho dela, e Silvio Da-Rin.

No documentário, Liliana retorna 70 anos depois à sua cidade natal, Pinsk, hoje pertencente à Bielorrússia e, ao chegar lá, não reconhece a cidade, destruída pela guerra e pela ambição do homem.

Ao ser questionada se a lembrança da guerra não lhe remetia a um período de tristeza, ela afirmou que não e que "se sente à vontade em falar sobre a sua história". Segundo ela, as fotos e vídeos que enriquecem o documentário foram trazidos por sua mãe:

"Eu me lembro que, nas viagens que fizemos para sair de lá e para vir ao Brasil, minha mãe não fazia questão de trazer roupas e outras coisas, mas ela fazia questão de trazer as suas lembranças. Isso sempre ficou muito vivo na minha memória", disse Lila.

O documentário tem 76 minutos e pode ser alugado no Now por R$ 14,90.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!