Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Segunda maior pista do Rio

Aeroporto de Cabo Frio recebe segundo maior avião de carga civil do mundo

No local desembarcam regularmente insumos da indústria de óleo e gás e turistas


Antonov mede 68,9 metros. Foto: Divulgação

Com a segunda maior pista do Estado do Rio, ficando atrás apenas do Galeão, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio recebeu hoje (09) o cargueiro Antonov AN-124-100, que é o segundo maior avião de carga civil do mundo. Procedente de Houston, nos Estados Unidos, o avião pousou com 40 toneladas de carga.

Inaugurado em 1998, o Aeroporto de Cabo Frio está habilitado a operar grandes aeronaves cargueiras e de passageiros, com capacidade de movimentação de 570 mil passageiros por ano. O Antonov mede 68,9 metros e pode embarcar até 150 toneladas de carga. No Canadá, o AN-124-100 já transportou vagões de trem para a Irlanda. Nos Estados Unidos, um submarino de resgate da Marinha Americana foi o “passageiro”.

O Cabo Frio Airport é o primeiro aeroporto público com gestão privada do Brasil. Em 2007, teve sua pista ampliada, tornando-se a segunda maior pista do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, recebe voos comerciais de passageiros das empresas Azul e Gol, voos comerciais de carga da Latam, voos internacionais fretados de passageiros e carga, além de aviação geral (voos particulares) e offshore (voos de helicópteros para as plataformas de petróleo).

O aeroporto tem localização estratégica não só para a atividade turística na Costa do Sol (o equipamento está no entorno das belíssimas praias da região), mas também para o desembarque de insumos e implementos para a indústria de óleo e gás, muito forte na região.

- Desde 2001 o Cabo Frio Airport é operado pela concessionária Costa do Sol e vem investindo na região continuamente, nosso objetivo é tornar o nosso aeroporto um dos principais ativos logísticos do estado - disse Rodrigo Abreu, diretor-geral do aeroporto.

Presidente do Conselho de Turismo da Costa do Sol, (Condetur), Marco Navega comentou que o fortalecimento do Cabo Frio Airport é importante não somente para a economia fluminense como também para o turismo da Costa do Sol, formado por 13 municípios, três deles (Cabo Frio, Búzios e Macaé) na categoria A do turismo brasileiro.

- Estamos pedindo apoio ao governador Cláudio Castro que faça investimentos em infraestrutura na Costa do Sol, em especial nos acessos ao aeroporto. A prioridade é a abertura da Estrada do Nelore, de 2,5 kms de extensão, em Cabo Frio, que vai promover a interligação viária da Costa do sol, com benefícios para o turismo, a economia e para os moradores -- defendeu Navega.

Antonov cargueiro Cabo Frio aeroporto turistas óleo gás

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!