O cuidado vem desde os primeiros anos e é pensando em falar sobre os riscos das drogas e da violência e, principalmente, em como afastar a criança destes males é que a jornalista Gabriela Nasser tem divulgado o seu mais recente livro, Pompa e as circunstâncias, da Editora Autografia. Lançado no último dia 17 no Clube Rio Cricket, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, o evento contou com diversos representantes do meio acadêmico niteroiense. Todos prestigiaram aquilo que a escritora considera um sonho realizado.
O livro fala de uma “palhacinha-bailarina-professorinha”, a Pompa, nome da protagonista do livro. A escolha por inserir a personagem no gênero não ficção, em falas de discurso direto e, muitas vezes, com rimas, vem de uma preferência pessoal nutrida por Gabriela Nasser desde a infância, quando procurava, na Biblioteca do Centro Educacional de Niterói, livros simples, diretos, explicativos e, quando possível, divertidos e humorados, traço que ela garante que o leitor vai encontrar em Pompa e as circunstâncias, que conta com o trabalho de Fabiana Espíndola nas ilustrações
Gabriela também conta que o livro aborda temas sensíveis, mas de forma lúdica. Ou seja, fala sobre os cuidados que se deve ter com a educação infantil explicando sobre variados assuntos de uma forma que a criança entenda a mensagem que o livro deseja passar.
"A atual edição deste livro tem capítulos divertidos, alegres e educativos, de prevenção ao contato com drogas, violência, cuidados com o meio ambiente, respeito entre religiosos, zelo com as redes sociais, entendimento sobre o papel das autoridades do Brasil e na escola, por exemplo. Mas a obra também fala sobre outros temas comuns entre a criançada e que pode causar dúvidas, como a troca de dentes, entre outros. Além disso, também abordo em um capítulo único dez brincadeiras de quintal, para se curtir longe dos computadores e celulares, como passa-anel, que qualquer adulto pode improvisar em um pequeno pátio, apenas retirando o anel do dedo!", explica Gabriela.
O livro Pompa e as circunstâncias também se encontra disponível no site da Amazon e tem a opção do e-book no mesmo site.
Personalidades niteroienses presentes
O evento no Rio Cricket contou com a Presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras, Matilde Slaibi Conti, que prefaciou a edição do livro, e Paulo Roberto Cecchetti, que escreveu resenha de extrema sensibilidade - ambos da Academia Niteroiense de Letras.
Outras personalidades que marcaram presença foram Jardelino Menegat, responsável por um trabalho internacional no setor da educação, a professora Zélia Oliveira (representando o colégio La Salle), a também professora Laura Seixas, (integrante do Colégio Gay Lussac e do Instituto Maia Vinagre), além da diretora do Colégio Nosso Canto, Daniela Correa,