A mostra “Histórias do Maracanã antigo” leva os visitantes a viajar pelas primeiras décadas de existência do Estádio Jornalista Mário Filho, mundialmente conhecido como Maracanã. São imagens das décadas de 1950, 1960 e 1970, que mostram momentos importantes da história do grande templo do futebol brasileiro.
Ao longo da exposição, o visitante poderá ver imagens do estádio, partidas da Copa de 1950, Pelé vestindo a camisa do Flamengo, Garrincha prestes a dar seus dribles desconcertantes, o título brasileiro do Atlético Mineiro, em 1971, e muito mais. Além de registros históricos do nosso futebol, os visitantes virtuais poderão conferir trechos de entrevistas com comunicadores e jornalistas que tiveram uma relação próxima com o antigo Maracanã. Washington Rodrigues (o Apolinho), José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira e Lúcio de Castro nos presentearam com seus pontos de vista e suas percepções sobre o velho Maraca. Você poderá conferir partes de seus depoimentos ao longo da exposição, junto às legendas de algumas imagens.
Organizada em sete módulos, a exposição apresenta 221 documentos do acervo do Arquivo Nacional, que nos fazem voltar a um tempo anterior às obras que transformaram por completo as características internas do estádio. Um período em que o Maracanã ostentava o título de maior do mundo, chegando a receber públicos de mais de 200 mil pessoas, de todas as classes sociais, e que tem hoje um lugar especial na memória dos apaixonados por futebol.
A mostra pode ser visitada no link: http://
O Arquivo Nacional é um órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pelo Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da administração federal. Criado em 1838, tem sob sua guarda cerca de 55km de documentos textuais e mais de dois milhões de documentos, dentre eles a Lei Áurea, o processo contra os réus da Inconfidência Mineira e uma farta documentação sobre a entrada de imigrantes no Brasil, que podem ser consultados na Internet, em: https://sian.an.gov.br/