Depois da doação de 300 toneladas de alimentos para famílias do sul da Bahia que sofreram recentemente com as fortes chuvas, a Ação da Cidadania lança esse mês a campanha SOS Enchentes Brasil, uma mobilização nacional direcionada ao acolhimento e auxílio imediatos às regiões acometidas por catástrofes e desastres naturais.
Reconhecida desde a sua fundação em 1993 pelo combate à fome e a criação de políticas públicas de segurança alimentar, a entidade passou a ampliar a distribuição de doações para estados afetados por enchentes, inundações e alagamentos. Além de alimentos e itens de higiene, a Ação da Cidadania firmou parcerias para o envio de colchões, roupas e água para quem perdeu tudo.
"A campanha SOS Enchentes Brasil vai olhar para quem precisa de ajuda urgente, pessoas que de uma hora para outra tiveram suas casas e referências destruídas, tudo o que foi construído ao longo da vida. O recomeço é difícil e lento, mas assim como em todas as nossas campanhas, o poder da solidariedade transforma a vida de muita gente", explica Rodrigo 'Kiko' Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.
A ONG está levando suporte para municípios de Minas Gerais e Maranhão, que vão receber doações até o início da semana que vem, Tocantins, Pará e Bahia. Mais de 530 toneladas de alimentos estão sendo entregues nesses cinco estados, o equivalente a 2,6 milhões de pratos de comida. No início de 2020, a Ação da Cidadania já havia doado 100 mil quilos de alimentos para vítimas das chuvas no sudeste.
As doações podem ser feitas através através site www.acaodacidadania.com.br ou pelo PIX | CNPJ: 00346076000173.