Maior olimpíada científica do país, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) vai premiar 282 estudantes de escolas da região Sudeste do Brasil com medalhas de ouro, o que representa 49% do total no Brasil inteiro. No total, 17,7 milhões de jovens dos ensinos fundamental e médio participaram da competição. Mesmo com a pandemia de Covid-19, esta edição alcançou o índice recorde de municípios participantes: foram 5.561 municípios inscritos, o que representa 99,84% do total do Brasil.
No Sudeste, os estudantes conquistaram, ao todo, 3.343 medalhas. Além dos medalhistas de ouro, outros 764 alunos levaram a medalha de prata e outros 2.204, de bronze. Outros 20.216 participantes receberam menção honrosa pelo desempenho que obtiveram nas provas.
O estado de São Paulo foi o que mais recebeu medalhas. Foram 1.638 no total, sendo 132 delas de ouro, 387 de prata e 1.119 de bronze. Além dos medalhistas, 10.589 estudantes receberam menção honrosa.
Depois de SP, Minas Gerais foi o estado com o maior número de medalhas. Das 1.025 medalhas concedidas aos participantes de escolas mineiras, 79 foram de ouro, 282 de prata e 664 de bronze. As menções honrosas foram conquistadas por 5.880 alunos da região.
No estado do Rio de Janeiro, 428 alunos conquistaram medalhas, sendo 55 delas de ouro, 133 de prata e 240 de bronze. A região recebeu ainda 1.899 menções honrosas.
Já o Espírito Santo somou um total de 252 medalhas. Do total, 16 estudantes levaram o ouro, além de 55, a de prata e 181, a de bronze. As menções honrosas para participantes do estado somaram 1.578.
Em todo o Brasil, a 16ª OBMEP vai conceder 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 16ª OBMEP acontecerão em data a ser definida. A lista de todos os premiados pode ser conferida neste link.
Os alunos medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que concede uma bolsa do CNPq de R$ 100,00, e promove encontros semanais (remotos durante a pandemia) para aprofundar o conhecimento da matemática. Os alunos realizam tarefas complementares às aulas com ajuda de moderadores. Já os medalhistas do 3º ano do ensino médio que se matricularem em um curso de graduação podem participar do processo de seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME).
Sobre a OBMEP
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
A olimpíada tem como objetivos popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.