Duas quedas de barreiras nas ruas Bartolomeu Sodré e na Rua Flávio Cavalcante, no bairro do Caxambu, ocorridas nesta sexta-feira (18), deixaram a região totalmente isolada do resto do município de Petrópolis. Além dos ônibus, que não estão mais conseguindo subir até o bairro, nenhum carro ou moto consegue trafegar. Também não há meios para chegar à pé.
Segundo moradores, as ruas estão quebradas e repletas de buracos e lama, impossibilitando o ir e vir.
“A última notícia que tivemos é que chegou um trator até aqui. Esse é o bairro mais afetado. Não dá para chegar à pé. Acesso muito difícil aqui ainda”, conta a recepcionista Clara de Paula, moradora do bairro Santa Isabel, cujo acesso é pelo bairro do Caxambu.
De acordo com ela, o comércio sofre com saques. “Não sabemos se o comércio local ali está funcionando. Há uma padaria e um minimercado. Mas falaram em saques”, relata.
Para ir ao Centro, os moradores estão indo pela Rua Bela Vista, que não é asfaltada. “Se você vir do Centro para o Caxambu, não vai conseguir acesso, porque as barreiras foram muito grandes em várias localidades subindo o Caxambu em direção ao Lusitano. Até lá tem muita coisa caída. Muita pedra e entulho que desceram. Não se sabe quantas pessoas soterradas há ali. Aqui no bairro Santa Isabel tem uma padaria onde consigo ir à pé. Caxambu é um bairro muito grande. Em Santa Isabel não aconteceu muita coisa. Tem muita vegetação. Estamos divulgando para ter mais gente ajudando os bombeiros”, conta Clara.
Segundo a Prefeitura de Petrópolis, a Rua Bartolomeu Sodré, a principal do bairro de Caxambu, está totalmente interditada ao trânsito e não há previsão de quando seja liberada. Bombeiros e agentes da Defesa Civil trabalham na retirada dos destroços das barreiras e procuram corpos soterrados.