Pela primeira vez, comediantes mulheres de várias culturas, tipos e sotaques vão se reunir em um encontro histórico. No festival "Mamacitas de Stand Up" mais de 60 humoristas de todo o Brasil se apresentarão em dois palcos na cidade de São Paulo entre os dias 02 e 04 de novembro. No casting, três representantes do Rio de Janeiro devem botar o público para gargalhar.
Idealizado pela comediante Carol Zoccoli e contando com nomes como Marlei Cevada, Bruna Louise, Micheli Machado, Mhel Marrer, Marcela Leal, Adriana Nunes, Arianna Nutt, Ane Freitas, Paloma Santos, Sill Esteves e Larissa Câmara, e mais de 50 mulheres vindas de todos os cantos do território brasileiro.
"A gente fez um show com dez mulheres chamado Mamacitas quando eu estive no Brasil em junho. O show teve uma qualidade muito boa, e eu percebi que a cena de mulheres no stand-up estava crescendo. Quando comecei a fazer stand-up em São Paulo em 2007, não tinha muita mulher: era eu, a Marcela Leal e a Dani Calabresa. Aí quando eu falei que estaria no Brasil em novembro e que queria produzir uns shows com todas as mulheres do stand-up apareceram 60 mulheres! Acabamos produzindo sete shows! Se ainda tem gente que diz que mulher não sabe fazer humor eu não sei, eu só sei que sessenta de nós não está nem aí pra isso", contou Carol Zoccoli.
Se apresentando em inglês para o público norte-americano, Carol têm sido convidada para os maiores festivais de comédia da América do Norte: Just For Laughs 42, em Toronto. A iniciativa que começou com um show, continuou com a abertura de um perfil no instagram para divulgar o trabalho de mulheres na comédia: o @mamacitascomedy. O projeto pretende virar um show mensal, após o festival.
"Dou aula de stand-up desde 2010 e ouço muito as alunas reclamarem de falta de oportunidade. O meio do stand-up é majoritariamente masculino, e algumas mulheres têm dificuldade de se identificar com ele - algumas acabam desistindo por isso. Acredito que nesse caso desistir não é a solução, mas a solução é criar oportunidades ao invés de ficarmos esperando elas aparecerem", disse Carol.
A atriz, comediante e professora de teatro, Yas Fiorelo, 24, vai ser uma das cariocas que participarão do festival. Desde setembro do ano passado, por influência de amigos e do namorado, ela começou a se aventurar no universo do stand up.
"Não achava que seria capaz de escrever um texto e fazer uma plateia rir por 5 minutos ou mais. Eu só tive consciência de que era engraçada no final da adolescência e não pensava em transpor isso para o palco. Ser atriz me ajuda a não ter medo do público e ponto! Fora isso, eu preciso fazer com que o público embarque na minha e ria quando digo que sou parecida com a Dora Aventureira", contou Yas.
A atriz também falou do sonho de morar em São Paulo e da admiração pela Carol Zoccoli.
"Desde criança, meu sonho sempre foi morar em São Paulo. Em março, fui pela primeira vez para um workshop com a Carol Zoccoli, a idealizadora do Mamacitas e minha maior inspiração na comédia. Eu pensava que somente era possível ser uma atriz de sucesso lá. O tempo passou e hoje vejo as coisas de outra maneira, mas voltar para participar de um festival apenas com mulheres é uma conquista pessoal e profissional. Em um mundo onde nossa existência é tão desvalorizada, fazer o meu trabalho ao lado delas é mostrar que somos engraçadas sim", disse a comediante.
Entre os novos talentos do elenco também destacam-se: Cintia Rosini, Babu Carreira, Bruna Braga, Eva Mansk e Ursa Malgarizi.
A programação vai ser distribuída em 4 shows no Clube do Minhoca e mais 3 shows no Espaço da Comédia. Os shows do Espaço da Comédia têm o intuito de apresentar novos talentos femininos na cena da comédia.