Os moradores da Rocinha assistiram na última quinta-feira (1º) a inauguração da contenção de encosta no Largo das Flores, na Estrada da Gávea, próximo à estação do Metrô de São Conrado, na Zona Sul. A obra, feita em caráter emergencial, visa evitar deslizamentos em dias chuvosos. Por causa da forte chuva que atingiu o local em julho deste ano, mais 90 toneladas de pedra e terra desceram, provocando o fechamento do acesso à Estrada da Gávea naquele ponto e causando um grande susto. Na ocasião, foram necessários nove caminhões para retirar o material que se acumulou na pista.
A obra durou quatro meses e custou R$ 890 mil. Entre os serviços executados estão a implantação de 122 metros quadrados de cortina atirantada (uma das técnicas de contenção usadas na obra) e a instalação de 30 tirantes (peça estrutural), além de 200 metros quadrados de tela de alta resistência (malha de contenção) e cinco metros cúbicos de desmonte de rochas.
Contenção também no Itanhangá
Na sexta-feira da semana passada (27 de outubro), o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou outra obra de contenção de encosta, na Estrada da Barra da Tijuca, no Itanhangá, Zona Oeste. Em abril, 120 toneladas de rocha despencaram e bloquearam a pista. O trabalho emergencial foi realizado também pela Geo-Rio, vinculada à Secretaria municipal de Infraestrutura e Habitação. Como no caso da Rocinha, o resultado assegura total segurança a moradores e frequentadores do local, sem risco de novos deslizamentos. A duração desta obra foi de seis meses e custou R$ 1,9 milhão aos cofres públicos.