A Prefeitura do Rio lançou, nesta quarta-feira (30/03), o Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca 2022. Ao todo, serão investidos no setor, por meio de editais, R$ 55,25 milhões, valor 176% superior às linhas de ação propostas em 2021.
O prefeito Eduardo Paes destacou o papel econômico da medida:
“Esse edital do audiovisual é um avanço incrível, que abre um conjunto de oportunidades muito grande. Principalmente, pelo papel econômico que o setor tem, com a geração de empregos, pagamento de impostos, atração de divisas, para uma cidade que sempre foi a capital brasileira do audiovisual. Precisamos ter um olhar atento para a produção cultural do Rio, que vai ser vendida, exportada e gerar alguns milhões. O audiovisual é um setor econômico vital para a nossa cidade”, disse.
O programa inclui novas linhas, como os editais de Cash Rebate no valor de R$ 15 milhões, com foco na atração de investimentos para a cidade. Entre as linhas estreantes no programa de fomento se destacam também: investimento em produção de filmes e séries documentais para cinema, TV e streaming (R$ 2,7 milhões); investimento em produção de novas temporadas de web séries (R$ 600 mil); e distribuição de filmes para salas de cinema em parceria com distribuidoras brasileiras, no valor de R$ 3 milhões, entre outras novidades.
“Conseguimos apresentar aquele que é o mais robusto programa de fomento do audiovisual da cidade. É o Rio de Janeiro, mais uma vez, na vanguarda da política cultural nacional. É muito importante vermos a cidade posicionada neste lugar, que corresponde ao nosso papel de capital cultural do país. É bom lembrar que, por meio da produção audiovisual, são gerados empregos, rendas e impostos para o município”, afirmou o secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.
Estão previstos os editais de apoio à participação de produtoras cariocas em festivais e mercados internacionais, no valor de R$ 280 mil. Esta linha, os editais de Cash Rebate e o investimento na área de formação para o setor audiovisual ainda não estarão abertos às inscrições nesse primeiro momento, para que tenham alguns ajustes específicos, mas estarão aptos à concorrência em breve.
Apoio à formação profissional
Também dentro das novidades, além dos editais para apoio às produções, o programa vai lançar um edital de investimento em formação profissional, uma demanda importante do setor. O foco essencial será promover inclusão de jovens no mercado de trabalho e suprir lacunas que criam entraves para o crescimento do mercado. A ação se dará por meio de parceria com instituições de ensino. A linha de investimento em apoio à formação e inclusão de novos profissionais no setor audiovisual contará com R$ 900 mil em recursos.
“Hoje é um dia histórico para o setor audiovisual do Rio. Esse valor de R$ 55 milhões é algo inimaginável para qualquer cidade desse país. Vamos contemplar de forma democrática toda a cadeia do setor, com uma linha, por exemplo, de incentivo para que as produções do Brasil e do exterior venham filmar no Rio. Também vamos incentivar as produções na web. Queremos que o audiovisual carioca venha para a RioFilme e trabalhe junto conosco”, disse o diretor-presidente da RioFilme, Eduardo Figueira.
Valores reajustados
Os valores distribuídos entre as linhas beneficiadas em 2021 tiveram um aumento. Serão investidos, R$ 13 milhões em complementação e produção de longas metragens. Já o apoio financeiro a mostras e festivais a serem realizados na cidade do Rio de Janeiro aumentou para R$ 4,1 milhões; a linha de apoio a ações locais este ano receberá recursos no valor de R$ 500 mil; o investimento em desenvolvimento de projetos de filmes e séries para cinema, TV e streaming terá um aporte de R$ 3,04 milhões; o apoio à produção de curtas-metragens teve os recursos ampliados para R$ 1,12 milhão; e o edital de desenvolvimento de protótipos e produção de jogos eletrônicos volta ampliado com R$ 760 mil em recursos.
“Depois de tanto tempo sem nenhum apoio do governo federal, estamos apostando tudo neste edital, é um grande presente para o Rio. A cidade e o audiovisual se complementam. O Rio é uma cidade audiovisual e a possibilidade dele crescer após esse edital de fomento é imensa”, comemorou Lúcia Murat, cineasta premiada em festivais com os filmes Quase Dois Irmãos e Uma Longa Viagem.
Todos os editais passarão por consulta pública até 24 de abril de 2022, para que o setor faça as suas contribuições com sugestões, que posteriormente serão consideradas pela diretoria de investimento da RioFilme. As inscrições estão previstas para serem realizadas entre 30 de abril e 29 de maio.
Cronograma do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca 2022
Consulta pública: 30/03 a 24/04
Análise das contribuições à consulta pública: 25/04 a 28/04
Inscrições: 30/04 a 29/05
Habilitação preliminar: 30/05 a 06/06
Classificação e seleção: 16/06 a 17/08
Divulgação dos projetos selecionados: 18/08
Habilitação definitiva e contratação: 19/08 a 19/09
Período de desembolso: 16/09 a 14/10