Há 13 anos no comando do tráfico de drogas no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu ou Lopes, 39 anos, escapou por pouco da prisão, na tarde desta sexta-feira, dia 9 de novembro.
Integrante da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), ele estava a caminho da Favela Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré, em Bonsucesso, também na Zona Norte, quando foi surpreendido por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).
Através de investigação e trabalho de inteligência, agentes da especializada identificaram o horário em que o bonde do traficante sairia do Dendê a caminho da Vila dos Pinheiros e interceptaram os criminosos.
No entanto, eles resistiram à prisão e atiraram contra os policiais, que revidaram a agressão. No confronto, três seguranças do traficante foram atingidos e levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha
"Foi investigação nossa que identificou que em determinado horário e local um bonde de traficantes sairia da comunidade do Dendê. Interceptamos. Eles reagiram. Houve troca de tiros que terminou com três elementos baleados e armas de fogo apreendidas", explicou o delegado Alessandro Petralanda, titular da DRFA.
De 2003 a 2016, a Justiça do Rio expediu 14 mandados de prisão contra Guarabu por crimes como homicídio, tráfico, associação ao tráfico e porte ilegal de armas. No entanto, Fernandinho Guarabu - também chamado de Lopes e considerado pela Polícia como o traficante há mais tempo no controle de uma favela - jamais foi preso.
O Disque-Denúncia oferece uma recompensa de R$ 30 mil a quem der informações que auxiliem a Polícia na prisão de Guarabu. Não é preciso se identificar e o anonimato é garantido. O número é 2253-1177.