TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Bombeiros trabalharão noite adentro à procura de sobreviventes

Ainda há esperança de encontrar quatro pessoas com vida

Por André Luiz Coutinho em 10/11/2018 às 21:11:24

Bombeiros ainda tem esperança de encontrar sobreviventes. Foto: Alexandre Ignácio/PESET

Agentes do Corpo de Bombeiros deverão continuar o trabalho de busca de possíveis sobreviventes após o deslizamento do maciço que atingiu cerca de dez imóveis na comunidade da Boa Esperança em Piratininga, Região Oceânica de Niterói, no final da madruga deste sábado (10). A expectativa é de encontrar quatro pessoas, três mulheres e um adolescente que ainda estariam vivos sob os escombros, graças a um suposto bolsão de ar que teria se formado.

Até o momento, segundo números da Defesa Civil, foram 10 mortos, entre elas duas crianças, uma delas com poucos meses de vida, além de 11 feridos. Durante todo o dia, agentes da Prefeitura de Niterói, Bombeiros, além dos próprios moradores ajudaram na retirada das vítimas e dos sobreviventes que foram encaminhados para o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL) no Fonseca na Zona Norte da Cidade, entre elas duas crianças, uma em estado grave de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Uma vítima chegou a ser encaminhada também para o Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT) em São Gonçalo e seu estado é estável.

Estado de alerta

A Defesa Civil afirma que a pedra se soltou na Rua Carlos Chagas que fica no alto do morro e desceu rolando atingindo cerca de dez imóveis. Apesar do município estar em estado de atenção por causa das chuvas na região, o aviso não pode ser feito porque a comunidade não possui sistema de sirenes.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) está retornando para o Brasil para acompanhar o trabalho das equipes de resgate. Ele está em Barcelona para encontro entre prefeitos do mundo. Em entrevista concedida ao RJ TV, Neves argumentou que a tragédia foi um "fato isolado", pois o deslizamento foi causado por uma rachadura na rocha que deslizou e não por causa do terreno úmido.

Recém eleito governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel esteve por cerca de meia hora no local e se solidarizou com as famílias e amigos das vítimas. "[Ele] recebeu com pesar a informação do falecimento de três pessoas na Comunidade da Boa Esperança, em Niterói, em virtude do deslizamento de terra, por causa das chuvas", informou através de nota.

Doações

A Prefeitura de Niterói montou uma central de acolhimento aos desabrigados na Escola Municipal Portugal Neves que fica no mesmo bairro da comunidade, na Rua Quatorze, lá profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) estão prestando atendimento humanitário as famílias. No total são 200 profissionais, contando funcionários de outras secretarias como Obras, Conservação, Saúde e Companhia de Limpeza, que atuam com 80 homens do Corpo de Bombeiros.

No mesmo local ainda está sendo feito o recolhimento de doações de produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis, roupas, além de roupas de cama e colchonetes. A Igreja Metodista em Itaipu (em frente ao Shopping Cancum), também está recebendo doações. Além disso a Polícia Civil e o 12ª Batalhão também vão recolher mantimentos.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.