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Vitiligo é tema de palestra na Barra

Dermatologistas promovem apresentações com esclarecimentos sobre a patologia.

Por Portal Eu, Rio! em 21/06/2018 às 02:04:56

No próximo dia 25 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Vitiligo, data da morte do astro Michael Jackson, que tinha a doença. Pensando em melhorar o entendimento sobre a patologia, os dermatologistas, especialistas em vitiligo, Patrícia Paludo e Paulo Luzio  realizam o Vitiligo Day, com palestras e informações no dia 30 de junho, no Novo Hotel, Barra da Tijuca, a partir das 9h. O evento é gratuito. 

"O vitiligo é uma doença crônica, que ocasiona grande impacto na maioria dos portadores. Acomete cerca de 2% da população mundial e não apresenta predileção racial. O surgimento das lesões ocasiona grande impacto psicossocial, o que permite a perpetuação do preconceito em pessoas que não tem conhecimento do caso. Mesmo com a evolução no acesso à informação, muitos ainda acreditam se tratar de algo contagioso", explicou Paludo.

A doença decorre da morte dos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação da pele. E o transplante de vitiligo consiste na retirada de melanócitos de uma região da pele, com cor do próprio paciente, para posteriormente implantar nas áreas brancas. A técnica mais utilizada nesses casos é o microenxerto. O transplante é um método de tratamento que ameniza consideravelmente as lesões na pele, deixando a doença quase imperceptível aos olhos.

Ainda segundo a médica Patricia Paludo o transplante é indicado para manchas de vitiligo que não apresentam capacidade de melhora com o tratamento clínico (cremes, fototerapia, injecões ou medicamento oral).

"É preciso que o vitiligo esteja estável há pelo menos um ano. Costuma ser bastante delicada, pois envolve habilidade e treinamento do médico", explica a médica. 

A cirurgia pode levar de três a quatro horas e é realizada a nível ambulatorial com anestesia local. A pigmentação geralmente inicia dois meses após a cirurgia e os resultados do transplante de melanócitos são, normalmente, bastante satisfatórios. O procedimento pode ser feito na Santa Casa e o custo da cirurgia é em torno de R$ 1.2 mil por área. 

 Beth Filippelle tem vitiligo desde os 16 anos e já teve dificuldades por causa da doença.

"Eu queria ser atriz e não tive oportunidade pelas minhas manchas", disse. Aprendeu a superar o vitiligo e hoje, aos 48 anos, adora suas manchas e é idealizadora do projeto "Extraordinárias Cores", que incentiva mulheres com vitiligo a se aceitarem e amarem."Juntas, mais do que ser diferentes, podemos fazer a diferença", completou.

Dr. Paulo Luzio e Dra. Patrícia Paludo são especialistas em vitiligo e referências no tratamento da doença no Brasil. Prestam atendimento no Institito de Dermatologia Azulay da Santa Casa no RJ e na Clínica de Vitiligo. Ambos são membros do Vitiligo Working Group, grupo mundial de vitiligo. 

Os palestrantes: 

Beth Filippelle tem vitiligo desde os 16 anos de idade. É empreendedora e diretora de vendas de multinacional de cosméticos. Idealizadora do projeto Extraordinárias Cores que tem impactado a vida de muitas mulheres com vitiligo pelo Brasil. Seu foco é o resgate da auto estima. Beth Filipelle apresentará o Vitiligo Day Brasil 2018.

Barbarhat Sueyassu é psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina, pós graduanda em Psicologia Clínica Comportamental pela UNIFIL e modelo fotográfica. Já fez campanhas publicitárias para diversas marcas, sendo representate do vitiligo para a campanha nacional da Sou de Algodão. Possui vitiligo desde os 4 anos de idade e seu maior sonho é atuar com pacientes portadores de doenças de pele crônicas.
Ela abordará: Lidando com vitiligo.

Caio Braga é publicitário e especialista em Comunicação e Marketing pela PUC Minas de Belo Horizonte. Cofundador projeto #SejaSuaMarca, atualmente trabalha com o vitiligo em Belo Horizonte através da criação de campanhas publicitárias e atendimentos de dermatologia e psicoterapia para crianças portadoras do vitiligo. É autor do livro #SejaSuaMarca, com lançamento previsto para 2018. Apresentará o tema: Vitiligo - sua marca na mídia. 

O Coach será abordado pela Febracis, maior instituição de coaching das Américas, como uma ferramenta de apoio aos portadores de vitiligo. A ideia é ajudar as pessoas a assumirem as rédeas das suas vidas com autorresponsabilidade e segurança. 

Sam Gonçalves tem vitiligo desde os 12 anos de idade. Já participou de diversas campanhas publicitárias de grifes famosas e foi o primeiro modelo com vitiligo a desfilar na SPFW e estará presente no Vitiligo Day Brasil 2018 apresentando o tema: Autonhecimento e Motivação.

Carine Guimarães tem vitiligo desde a infância e participou de diversas campanhas publicitárias e vai estar na mesa redonda.

Vitiligo Day Brasil

30 de Junho.

A partir das 9h.

Novo Hotel: Av. Lúcio Costa, 5210 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Para inscrições:

(21) 3256-1272


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