Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mercado de trabalho jovem

Seis universitários do Rio estão na final de concurso nacional de inovação

Do total de 18 projetos, estado concorre com quatro, nas áreas de Educação e Games


Autores dos melhores projetos serão premiados com viagem e valor em dinheiro. Fotos: Divulgação

O estado do Rio de Janeiro marca presença com seis finalistas na 10ª edição do Campus Mobile. Os jovens fluminenses são responsáveis pela criação de quatro dos 18 projetos selecionados para a etapa final do concurso de inovação e empreendedorismo, realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). A iniciativa tem patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que busca estimular os estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.

Dos quatro projetos finalistas, um concorre na categoria Educação e os outros três na categoria Games, sendo que esta última será disputada somente entre cariocas.


Entre os projetos de Educação, o estado é representado por Amanda Faria Galvão de Oliveira, estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora, que desenvolveu, em parceria com o mineiro Vitor Giudice Batista de Araujo Porto, um aplicativo formatado para conectar estudantes de línguas estrangeiras que desejam aprimorar o conhecimento do idioma e treinar conversação.

Na categoria Games, os projetos envolvem temas como finanças, linguagem de Libras e história. Os estudantes Beatriz Figueiredo Alves, Jansen Cersosimo Moreira e Rafael Paladini Meirelles, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, criaram o “Patrono”, um jogo infanto-juvenil que tem o objetivo de introduzir jovens e crianças no mundo das finanças.

Contribuindo para a disseminação da linguagem de Libras entre a população, a solução formatada por Silvania Maria Ramos Mendes, da Universidade Estácio de Sá, é o “Libras e Letramento”, um jogo educacional que auxilia no ensino e aprendizagem de Libras, com foco em alunos do Ensino Fundamental 1.

Já o participante João Pedro Vital Brasil Wieland, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolveu o “Urbonauta”, um jogo de exploração do espaço urbano, em que os jogadores devem solucionar charadas espalhadas pelos patrimônios histórico-culturais da cidade do Rio de Janeiro, proporcionando uma experiência lúdica e divertida de aprendizado.

Nesta etapa, os finalistas com os projetos mais bem-avaliados em cada uma das seis categorias participantes (Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms) são premiados com uma viagem de imersão no Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de valor em dinheiro.


Sobre o Campus Mobile

O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.

InPress Porter Novelli

Empreendedorismo Inovação Gamificação Educação

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!