A Defesa Civil de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, realiza neste sábado, a partir das 9 horas, um simulado de incêndio e prevenção de furto de tanque na área externa da Reduc. O exercício foi transferido pela Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE) por causa das frequentes ocorrências de furto de petróleo bruto e combustíveis nos oleodutos da Transpetro.
Além das equipes da Defesa Civil, o simulado terá a participação de aproximadamente 3 mil agentes públicos e voluntários do Processo Apell na comunidade Saraiva, local por onde passam tubulações da empresa.
Situação treinada no simulado
Durante tentativa de furto de combustível no oleoduto e do emprego de “trepanação” (processo de desvio em tubulação para manutenção, derivação sem parar o fluxo da linha) ocorre um vazamento durante a transferência e o incêndio em um caminhão que estava sendo carregado. Dois ladrôes não conseguem escapar sofrendo queimaduras graves. Por causa do risco de explosão da carreta, existe a necessidade de desocupação dos moradores em um raio de 800 metros.
Com o alerta dado por moradores treinados são acionadas equipes do Corpo de Bombeiros e da empresa responsável pelos dutos. Os voluntários do Processo Apell também são acionados e saem às ruas para ajudar na remoção dos moradores de suas casas. Durante a retirada alguns sofrem acidentes e são resgatados pelos voluntários e levados para o ponto de apoio que será no Ciep 208 Alceu Amoroso Lima, localizado na Rua Professor Hélio Rangel, em Jardim Primavera. Os casos considerados graves são encaminhados para os hospitais municipal Moacyr Rodrigues do Carmo e estadual Adão Pereira Nunes.
Aém dos bombeiros e voluntários, agentes das polícias Militar e Rodoviária Federal, guarda municipal, técnicos ambientais do estado e do município, brigadas de incêndio das empresas do Polo Petroquímico, entre outras equipes de apoio, participarão do exercício e dois helicópteros também farão parte do simulado.