Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Quase centenárias

Portela e Mangueira têm novos presidentes

Mulheres no poder: Guanayra Firmino é a nova presidenta da verde e rosa e Tia Surica é a presidenta de honra da azul e branco substituindo Monarco


Pavão, Tia Surica e Escafura. Foto: Divulgação

Em eleição realizada no último domingo (29), Fábio Pavão foi eleito presidente da Portela, com a vitória da Chapa 1 (Portela Verdade), que recebeu 431 votos. A Chapa 2 (Respeita Portela), encabeçada por Richard Rodrigues e Cláudio Sodré obteve 83 votos. Pavão era o vice-presidente da Portela na gestão de Luiz Carlos Magalhães. A duração do mandato vai até 2025. O vice-presidente será Júnior Escafura. Com o falecimento de Monarco, a nova presidente de honra da escola é Tia Surica, a primeira mulher a ocupar o posto na agremiação.

Fábio Pavão chegou à Portela em 1995, aos 19 anos. Nos últimos nove anos, durante a gestão Portela Verdade. Foi, na sequência, vice-presidente do Conselho Deliberativo, presidente do Conselho Deliberativo e vice-presidente executivo. Em todos esses anos, trabalhou diretamente com a direção de carnaval, ou fez parte efetivamente dela.

“Este ano, a minha proposta e a do Junior é unir a escola, até por causa do centenário. Queremos trazer de volta quem estava afastado, gente boa que fez parte de outras gestões, pessoas que podem e querem voltar a contribuir com a Portela. Quero ser presidente para seguir com o trabalho sério que vem sendo feito nestes últimos nove anos. Vamos voar para os próximos 100 anos dessa verdadeiro patrimônio da cultura brasileira!", disse Pavão, após a vitória.

A votação ocorreu em clima de total tranquilidade durante todo dia na quadra, onde desde às 9h os sócios aptos a votar se dirigiram ao local para exercer seu direito ao voto.

Presidente da Mangueira é empossada

Na Estação Primeira de Mangueira, no mesmo dia, houve a assembleia de aclamação da nova diretoria da verde e rosa, que elegeu Guanayra Firmino, presidenta, e Moacyr Barreto, vice-presidente, além do novo Conselho Deliberativo e Fiscal. O mandato da nova direção é de três anos. Foram empossados ainda 40 novos conselheiros. Guanayra é a primeira mulher eleita presidente da agremiação.


Nova diretoria da Mangueira. Foto: Divulgação

Nos 94 anos de fundação da escola, apenas Chininha, mulher negra e da comunidade, havia assumido temporariamente a presidência, na condição de vice-presidente.


Mangueira Portela presidente eleição diretoria samba

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!