Em uma disputa direta pela permanência e subida na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Fluminense se enfrentam neste domingo (26), às 16h, no Estádio Nílton Santos, em clássico que promete ser intenso.
Os dois times têm a mesma pontuação na competição. Com 18 pontos, o Botafogo ocupa a 9ª colocação, enquanto o Fluminense vem em 8º lugar na classificação. O desempate está no saldo de gols.
Ambas as equipes também vem de duas vitórias seguidas, sendo que o Glorioso após o triunfo por 1 a 0 contra o São Paulo em casa, teve um triunfo épico no Rio Grande do Sul, diante do Internacional, vencendo de virada por 3 a 2, com um jogador a menos durante quase toda partida.
Time desfalcado e sem Luís Castro
Também por conta desta batalha no Beira-Rio, o Botafogo hoje não poderá contar com o Luís Castro no comando. O técnico foi expulso, assim como Lucas Piazón e Philipe Sampaio, que levaram cartão vermelho. Todos suspensos para esta partida, além Patrick de Paula e Kayque, fora com o terceiro cartão amarelo.
Então, o Glorioso tem nesta tarde a vantagem de jogar no seu estádio e contar com o apoio da sua torcida, que inclusive, promete um mosaico com balões de gás, para saldar o time heroico. Mas estará bastante desfalcado e terá Vitor Severino a beira do campo no lugar de Luis Castro, que pelo menos teve a semana cheia de preparo para enfrentar o adversário.
Última atuação do atacante Luis Henrique
Por outro lado, o Tricolor, em 8º lugar, à frente dos donos da casa, deve repetir pela terceira vez a escalação do time. Vem também de duas vitórias seguidas, sendo 2 a 0 contra o Avaí no último compromisso pelo Brasileirão e o triunfo com uma boa atuação diante do Cruzeiro, por 2 a 1, pelo jogo de ida da Copa do Brasil.
A partida será marcada pela última atuação do atacante Luiz Henrique com as cores verde, branca e grená. Ele será mais um autêntico Moleque de Xerém que se despede do Flu rumo ao sonho de jogar na Europa. O jogador, de 21 anos, que desde os 11 esteve no Fluminense, está negociado com o Betis, da Espanha, e inicia sua trajetória lá em julho.
Fernando Diniz vai ter problemas para substituir LH na sequência da temporada, mas nesta 14ª rodada do Brasileirão, o técnico conta com quase todo elenco à disposição. Com exceção do goleiro Marcos Felipe, que estaria no banco de reservas, mas apresentou um quadro de conjuntivite e foi cortado do grupo relacionado.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLUMINENSE
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Joel Carli, Kanu e Víctor Cuesta; Saravia, Luís Oyama (Breno), Tchê Tchê, Chay e Hugo; Vinícius Lopes e Erison. Técnico: Luís Castro
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier; Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato e Paulo Henrique Ganso; Luiz Henrique, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz