Faltou categoria, mas o Vasco venceu o Criciúma por 2 a 1, de virada, neste sábado (22), em São Januário, e se aproximou do acesso à Primeira Divisão. Com o resultado, o Cruzmaltino subiu para a vice-liderança da Série B, com 59 pontos, um à frente do Bahia (3º) e do Grêmio (4º, que ainda joga neste domingo) e cinco à frente do Ituano e seis de Londrina e Sport Recife, quinto, sexto e sétimo colocados.
A volta à Primeira Divisão pode acontecer em caso de vitória sobre o Sampaio Corrêa, na próxima quinta-feira, às 20h, em São Januário. Em caso de empate ou derrota, também pode se garantir no G4 caso o Ituano não vença o Londrina, na sexta-feira, no Estádio do Café.
O Vasco sofreu durante boa parte do jogo. Desorganizado taticamente, o Cruzmaltinho ameaçava pouco a defesa adversária.
A escalação de Alex Teixeira como titular no lugar de Nenê para dar maior intensidade ao time foi um dos erros. A entrada de Nenês fez o time rodar mais em campo.
Já o Criciúma teve inúmeras chances para ampliar. Aos 34 minutos, Fellipe Mateus recebeu na área e bateu cruzado para Hygor marcar.
O Criciúma voltou mais ofensivo na etapa final, enquanto o Vasco continuava desorganizado taticamente. Aos 24 minutos, Hygor driblou o goleiro Thiago Rodrigues, mas não conseguiu se equilibrar e acabou chutando para fora.
A jogada acordou o Cruzmaltino. Aos 28, Nenê empatou de cabeça. O América-MG ainda tentou a reação, mas errou nas finalizações.
Aos 40, Gabriel Pec cruzou para Fábio Gomes desempatar de cabeça.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 1 CRICIÚMA
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Cartões Amarelos: Hélder, Rayan, Ítalo (Criciúma); Palácios e Fábio Gomes (Vasco)
Gols: Hygor (34' do 1ºT / 0-1); Nenê (28' do 2ºT / 1-1); Fábio Gomes (40' do 2ºT / 2-1)
VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos (Bruno Tubarão), Danilo Boza, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara (Palácios), Andrey Santos e Alex Teixeira (Nenê); Marlon Gomes (Fábio Gomes), Eguinaldo (Gabriel Pec) e Figueiredo. Técnico: Jorginho
CRICIÚMA: Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Rayan e Hélder; Marcos Serrato (Lucas), Rômulo (Caio Dantas) e Ítalo (Arilson); Hygor, Lohan (Thiago Alagoano) e Fellipe Mateus. Técnico: Cláudio Tencati