TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Abastecimento de água em Nova Friburgo volta a ser normalizado

Moradores temem ficar sem água no Ano Novo.

Por Alexandra Silva em 28/12/2018 às 20:38:55

Moradores de Nova Friburgo temem ficar com a torneira seca no Ano Novo. Foto: Reprodução

A semana para muitos moradores de Nova Friburgo, região serra do Rio, não foi agradável para moradores de 14 bairros da cidade, que passaram a noite de Natal com muita água da chuva e pouca água na torneira. Apesar da aparente normalização no abastecimento, que voltou em alguns bairros, os moradores temem encerrar 2018 e começar 2019 com as torneiras secas. O fato é que voltou a chover intensamente na cidade, gerando preocupação na população.

"Toda vez que chove a gente fica sem água. Acho que eles (Águas de Nova Friburgo) interrompem o abastecimento, porque a água do Debossan deve ficar barrenta. Fiquei cinco dias sem água e estou com medo de faltar novamente, tenho filho pequeno e cachorros. No Natal tive que ir para casa do meu pai, porque fiquei sem água em casa", lamentou Patrícia Bonifácio.

Alguns moradores usaram as redes sociais para denunciar e cobrar providências a respeito do problema. Na tarde do dia 24/12, moradores do bairro do Catarcione chegaram a fechar a principal rua do bairro em protesto. Eles reclamavam na demora no atendimento da Águas de Nova Friburgo, concessionária de abastecimento de água da cidade. Alguns, até hoje, não conseguiram nem falar com empresa.

"Nos cinco dias sem água, dois deles foi tentando falar com a empresa de água. Eu fiquei duas horas com celular ligado esperando atendimento. Isso é um descaso. Pago minhas contas em dia e na hora do atendimento é isso", completou Patrícia.

Assim como Patrícia Bonifácio, outros moradores sofreram na noite do dia 25/12. A família de Carla Carvalho, síndica e moradora do bairro do Cônego (uns dos poucos que não foram afetados com a falta d"água). Ela relatou que passou o Natal com seus primos que moram na Rua Santa Catarina, no bairro do Alto de Olaria e, segundo Carla, como não tinham como mudar a data da festa, passaram por alguns sufocos para manterem a casa limpa. Na hora da ceia, tinha cerca de vinte pessoas e seus primos só contaram com a água que juntaram da chuva para jogar no banheiro e lavar as louças.

"Minha família mora lá há 70 anos, pagam seus impostos e passaram por essa situação lamentável. Eles ligaram mais de 20 vezes para a concessionária, que disse que iriam mandar carros pipas pra lá. E até agora, nada. Alguns carros de água chegaram, mas para "algumas" pessoas somente", protestou Carla Carvalho.

O que dizem Prefeitura e Concessionária


Segundo a assessoria, o prefeito Renato Bravo já havia pedido à concessionária que disponibilizasse caminhões pipas para evitar os transtornos causados pelo desabastecimento de água no Natal. Como a situação não foi devidamente resolvida, o prefeito convocou uma reunião com a alta cúpula da empresa de água.

Em nota, a prefeitura divulgou o resultado da reunião que aconteceu nesta semana, com a diretoria da Águas de Nova Friburgo, para cobrar medidas efetivas que solucionem os problemas de desabastecimento, apresentados na cidade nos últimos dias e que se repetem há muitos anos.

Na reunião, o prefeito determinou que a empresa construísse a Estação de Tratamento de Águas Debossan para ficar pronto em 2019. Como as obras da nova estação de tratamento de águas já começaram, a expectativa é que, finalmente, esses problemas históricos sejam definitivamente resolvidos.

O Prefeito também exigiu que medidas preventivas fossem adotadas imediatamente, como a disponibilização de um número maior de caminhões-pipa e a mobilização de uma estação móvel de tratamento de água em caráter provisório.

A concessionária Águas de Nova Friburgo informou que está tomando todas as medidas possíveis para minimizar os impactos em paradas pontuais de abastecimento de água em regiões atendidas pelo sistema Debossan. Após a reunião, a concessionária se comprometeu a cumprir as seguintes medidas:

- Interligação entre os sistemas Bela Vista e Debossan, permitindo o abastecimento do Reservatório Dom Bosco pelos dois sistemas;
- Transposição de águas do sistema Caledônia para o reservatório Manoel Duarte;
- Interligação do sistema derivado do reservatório Manoel Duarte à rede de abastecimento da Rua Santa Catarina, beneficiando as casas populares;
- Ampliação da capacidade de abastecimento via caminhões-pipa, com 15 caminhões, sendo 13 de 10 mil litros, e dois de 20 mil litros, totalizando 170 mil litros;
- Ampliação do número de pontos de abastecimento de caminhões-pipa a fim de melhorar a velocidade de atendimento;
- Início das obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan em 30/11, com tecnologia de floto-filtração, capaz de tratar água com alto teor de cor que ocorre nos períodos de chuvas torrenciais.
- Mobilização de uma estação móvel de tratamento de água em caráter provisório, capaz de tratar mananciais com maior teor de cor, que ocorre no sistema Debossan quando das chuvas fortes, até que as obras de modernização da ETA Debossan sejam concluídas;
- Aumento do efetivo operacional;
- Construção de um novo reservatório no Dom Bosco com capacidade de 300 mil litros.

Sobre a possibilidade de falta d"água, a empresa admitiu nova interrupção no abastecimento de água em caso de chuvas fortes.

O que está ocorrendo neste momento na cidade: Enquanto as obras do ETA Debossan não forem concluídas, a concessionária explicou em nota que, em dias de chuvas torrenciais no manancial de Debossan, o sistema precisa ser paralisado a fim de garantir os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.