Em busca da vaga nas quartas de final da Copa do Mundo a França enfrenta a seleção da Polônia neste domingo (04), às 12h, horário de Brasília. A partida das oitavas ocorre no Estádio Al Thumama e traz dois dos melhores atacantes do mundo no futebol atual: Mbappe e Lewandowski. Quem se classificar enfrenta o vencedor de Inglaterra x Senegal, jogo das 16h. Uma derrota para os Les Bleus significa assegurar a 'praga' de uma seleção campeã que sempre decepciona na Copa do Mundo seguinte, isso desde o final do século 20 e início do século 21; a própria França foi a pioneira nessa estatística ruim.
Curiosidades de lado, o adversário francês quase não veio da Europa: a Polônia era primeira do grupo C, mas perdeu a liderança para a Argentina e deixou de enfrentar uma equipe na teoria mais fraca, a australiana. Pelo menos, na estatística, o vento soa a favor. As duas seleções se enfrentaram apenas uma vez em Copas do Mundo, com vitória dos poloneses. No retrospecto geral, porém, a França não perde esse embate desde 1982: ou seja, passaram-se quarenta anos desde a última derrota dos Les Bleus contra os alvirrubros.
França com força máxima
O técnico Deschamps vai a campo novamente com a equipe titular que jogou os 2 dos três jogos no Qatar, até então. Vale lembrar que na rodada 3 da fase de grupos, a já classificada seleção europeia jogou com os reservas e perdeu para a Tunísia por 1x0.
Polônia completa
Sem desfalques desde que a competição foi iniciada, a Polônia deve vir a campo sem mudanças. Das 'confirmações', a do craque Lewandowski (por motivos óbvios) e a do goleiro Szczesny são possivelmente as mais comemoradas. A segunda, principalmente pelas atuações decisivas abaixo das traves, com direito a dois pênaltis defendidos.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA X POLÔNIA
Horário: 12h. (horário de Brasília
Local: Estádio Al Thumama
Árbitro: Jesús Valenzuela Sáez (VEN)
Auxiliares: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
França: Lloris; Koundé, Varane, Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni, Rabiot e Griezmann; Dembélé, Giroud e Mbappé.
Polônia: Szczesny; Cash, Glik, Kiwior e Bereszynski; Bielik, Frankowski, Krychowiak e Zielinski; Lewandowski e Milik.