O Spotify tem, só no Brasil, mais de 28 milhões de ouvintes, um número que não para de crescer. O streaming de música mais famoso do mundo disponibiliza uma versão gratuita dos seus serviços, além de diferentes pacotes premium. Recentemente, a plataforma lançou um novo serviço de faturamento para usuários Android.
O novo serviço, chamado “User Choice Billing” (Escolha de Cobrança do Usuário, em tradução livre) permite que usuários Android façam compras e pagamentos diretamente no aplicativo. Até então, estas operações só eram possíveis através do Google Play. Entretanto, o Google mudou sua posição a respeito e planeja permitir que aplicativos utilizem a opção “User Choice Billing”. O Spotify será o primeiro aplicativo a testá-lo.
Ou seja, o Spotify agora oferecerá não apenas a opção de pagamento do Google Play, mas também sua própria forma de pagamento interno. Embora em fase de testes, a opção já está disponível para os mercados do Brasil, Estados Unidos e África do Sul. Anteriormente, o serviço já havia sido disponibilizado no Japão, na Indonésia, na Austrália, na Índia e na Área Econômica Europeia.
Pagamentos com comodidade em cassinos online
As opções de pagamento internas, ou seja, onde não é necessário deixar o aplicativo para fazer o pagamento, são sempre mais convenientes. Que o digam os jogadores online que podem contar com essa comodidade. Confira aqui uma lista completa onde também se pode efetuar pagamentos rápidos e seguros. Além das plataformas de jogos, muitos outros mercados também devem adotar a nova opção em breve.
A decisão do Google de disponibilizar esta opção veio após uma série de batalhas judiciais. Na Coreia do Sul, por exemplo, uma nova lei exige que lojas de aplicativos aceitem pagamentos através de outros sistemas. Os Estados Unidos acabaram de aprovar uma lei semelhante e a tendência deve se espalhar em mercados do mundo todo.
A mudança representa uma vitória, não só para o Spotify, mas para outras marcas que já vinham clamando por mudanças parecidas, como a Coalition for App Fairness (Coalizão pela Imparcialidade dos Aplicativos, em tradução livre) e a Epic Games.
O jogo Fortnite e a App Store entraram em rota de colisão quando o jogo decidiu oferecer uma opção externa de pagamento para a compra de itens do próprio jogo. Em resposta, a App Store retirou o Fortnite da plataforma, embora o jogo fosse uma verdadeira mina de ouro para a loja virtual.
Tanto o Google quanto a Apple recusaram-se a abrir mão da taxa cobrada sobre os aplicativos. Na Coreia do Sul, por exemplo, a batalha judicial resultou em uma determinação de que ambas as companhias deveriam oferecer uma forma alternativa de pagamento às suas respectivas plataformas.
Espera-se que a parceria entre Spotify e Google forneça as informações necessárias acerca da viabilidade deste projeto. É ainda preciso testar como o serviço funcionaria em larga escala, se haveria restrições em certos países e quais aplicativos para diferentes públicos e propósitos. Nos Estados Unidos, a plataforma Bumble também aderiu ao testes do novo serviço.
Por enquanto, esta opção estará disponível somente para usuários Android. A Apple autorizava semelhante forma de pagamento através do Apple ID, mas a opção foi recentemente descontinuada para novos usuários. O Spotify sempre criticou o sistema de faturamento da Apple e o CEO da companhia já até chamou o sistema de “injusto”, já que a companhia taxa 30% das vendas dos aplicativos.
Os pagamentos efetuados através do User Choice Billing também pagam uma taxa para o Google. Nem Spotify nem Google confirmaram o valor desta taxa e como funcionaria a estrutura de cobrança. Porém, de acordo com a plataforma Android Police, a taxa não deve passar de 4% da arrecadação.
Com este movimento, a gigante das buscas sai na frente, pressionando outras lojas de aplicativos a fazerem o mesmo. Entretanto, pouco ainda se sabe sobre os demais critérios do serviço: de que forma os aplicativos devem divulgar suas formas de pagamento, ou se os mesmos poderão cobrar preços diferentes, a depender da escolha do usuário.
Embora já esteja disponível em outros países, a opção ainda não se encontra disponível para o mercado brasileiro. Entretanto, o lançamento é esperado para até o fim deste ano. O mercado da América Latina é um dos maiores da plataforma e o Brasil ocupa lugar de destaque, por ser o maior mercado consumidor da região. Spotify é, sem dúvida, uma das plataformas de streaming de música e podcast mais populares do mundo, com mais de 430 milhões de ouvintes.