Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Guerra sem trégua

Facções disputam controle de venda de drogas nas favelas do Rio

Comunidades vivem dias de terror no meio da guerra de bandidos


Comunidades em guerra pelo controle de venda de drogas na cidade do Rio de Janeiro. (Divulgação)

Uma delas ocorreu no Morro do Juramento, entre Vicente de Carvalho e Tomás Coelho. Traficantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) invadiram a comunidade na última quarta-feira (27). O local é dominado pelos rivais do Comando Vermelho (CV).

Segundo informações, o ataque foi liderado por bandidos do Complexo da Pedreira, em Costa Barros, também na Zona Norte. Houve confronto e os criminosos do TCP quase chegaram ao miolo do Juramento, mas a polícia foi acionada e eles acabaram recuando. Para evitar a invasão, o CV teve que contar com reforço de comparsas da Favela Faz Quem Quer, em Turiaçu, na mesma região.

Outro baque aconteceu no Morro da Casa Branca, na Tijuca. Traficantes ligados ao CV invadiram a comunidade, dominada pelo TCP, na noite da última terça-feira (27). O ataque partiu dos criminosos do vizinho Morro do Borel, mas eles não conseguiram tomar a comunidade.

Entre quinta e sexta-feira, há informações de que ocorreu um confronto no Morro do Jordão, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Os tiroteios continuaram durante a noite de sexta. Uma milícia tentou invadir a comunidade, dominada pelo CV. Relatos nas redes sociais de muitas explosões de granadas.

Nos últimos dias, ocorreram guerras entre o CV e o TCP nas zonas Norte e Oeste. Uma delas aconteceu no sábado (23) no Morro Jorge Turco, em Rocha Miranda. Bandidos do CV invadiram a comunidade, controlada pelos rivais. No confronto, um morador morreu. Houve embate também na Favela do Pica-Pau, em Cordovil. O CV expulsou o TCP no sábado, mas, no dia seguinte, a facção estava de volta ao local.

Também no domingo, bandidos do CV atacaram a Favela do Sapo, em Senador Camará, na Zona Oeste, considerada histórica para a facção por ter sido reduto de Rogério Lemgruber, o Bagulhão, um dos fundadores da Falange Vermelha, atual CV. Houve confronto ainda no último fim de semana entre o CV e o TCP no Morro da Babilônia, no Leme, na Zona Sul. Um bandido morreu e outro ficou ferido. A guerra na Região se arrasta por meses.

A polícia está em alerta sobre outros possíveis confrontos na cidade. Um deles é no Morro da Coroa, no Catumbi, na Região Central da cidade, onde há uma disputa entre o TCP e a Amigos dos Amigos (ADA), que teriam rompido uma suposta aliança firmada no ano passado, e estão se revezando no poder da favela.

O vizinho Complexo de São Carlos, no Estácio, também na Região Central, controlado pelo TCP, vive sob ameaça de invasão por parte do CV.

Há também tensão na Favela do Batan, em Realengo, na Zona Oeste, onde há também uma disputa entre o TCP e a ADA. Na Praça Seca, na Zona Oeste, a Favela do Bateau Mouche, tem sido alvo constante de brigas entre uma milícia e o CV.

Outra região que vive clima pesado é o Complexo do Caju, na Zona Portuária da cidade. Atualmente sob o comando do TCP, já sofreu várias invasões do CV este ano.

Batan Complexo do Caju na Zona Portuária TCP CV Praça Seca na Zona Oeste Favela do Bateau Mouche Complexo de São Carlos no Estácio Morro da Coroa no Catumbi na Região Central da cidade Amigos dos Amigos ADA Morro da Babilônia no Leme na Zona Sul Rogério Lemgruber o Bagulhão Fal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!