Com apoio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual a 18° Parada LGBTI de Madureira acontecerá neste domingo, 1° de julho, e irá percorrer às ruas do bairro da Zona Norte com nove trios elétricos. A concentração será às 13h, na Rua Carvalho de Souza. O evento pretende reunir cerca de um milhão de pessoas.
Sem fins lucrativos, o evento é um ato cívico marcado pelo dia da liberdade de expressão em busca da igualdade social, com a inclusão do segmento LGBT na sociedade civil.
O objetivo do ato é chamar atenção da sociedade para o artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, "Todos são iguais perante a lei", quanto aos direitos à cidadania, liberdade de expressão, igualdade social, independente da orientação sexual de cada cidadão.
A Parada LGBT de Madureira é realizada pelo Grupo Movimento de Gays, Travestis e Transformistas (MGTT) de Madureira que é coordenada por Loren Alesxandre, moradora do bairro e militante das causas LGBTs. O tema desta edição é: "Vote certo para não chorar! Queremos renovação".
Estão confirmadas as participações de Viviane Araújo, David Brazil, Lexa, Jojo Todynho, Dj Renan da Penha, Chininha e Príncipe, artistas do seguimento LGBT Suzy Brasil, Karina Karão, Deiseree, Núbia Pinheiro , Samara Rios e nove trios elétricos.
Das 9h às 13h haverá atividades de ação social da Secretaria Municipal de Saúde, com vacinação contra hepatite B e tétano, distribuição de materiais de prevenção as DSTs, tuberculose, AIDS e de 100 mil preservativos (masculinos e femininos) e lubrificantes.
Limpeza
Serão colocados 100 contêineres de 240 litros no percurso principal, para que o público deposite o lixo. Equipes do Programa Lixo Zero estarão em atividade no entorno da área do evento, portanto, é importante que o público deposite o lixo no lugar correto e utilizem os banheiros químicos para evitar multas.
Guarda Municipal
A Guarda Municipal do Rio montou operação especial com efetivo de 84 guardas (sendo 41 de trânsito) para o patrulhamento da 18ª Parada do Orgulho LGBT, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Batista e a Avenida Ministro Edgard Romero e a Estrada do Portela e Rua Américo Brasiliense. A operação terá início no sábado (30) com ações preventivas e também com a montagem de bloqueios viários nos acessos ao local. O efetivo realizará ações de ordenamento urbano, de trânsito e também de fiscalização das posturas municipais nas ruas onde acontece o evento e também nas principais vias de acesso.
Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) vai atuar com equipes que estarão no local do evento para orientação de direitos da Comunidade LGBTI e também informando sobre os canais de denúncia sobre desrespeito desses direitos.
Trânsito e interdições
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) preparou um esquema especial de trânsito nas principais vias de acesso e entorno do local. Inicialmente a Rua Carvalho de Souza estará interditada parcialmente ao tráfego de veículos, faixa à direita da via, dia 30 de Junho entre 22h e 07h do dia subsequente, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Batista e a Avenida Ministro Edgard Romero para acomodação dos trios elétricos. A Rua Carvalho de Souza, a Avenida Ministro Edgar Romero, a Estrada do Portela, a Rua Dagmar da Fonseca, a Travessa Natal, a Travessa Almerinda Freitas, a Rua Maria Freitas e a Rua Américo Brasiliense serão cobertas pela operação e receberão planos semafóricos especiais, em 01 de Julho, de forma a priorizar a fluidez de trânsito, tanto no início como no término do evento.
A operação de trânsito contará com 33 controladores da CET-Rio, com viaturas e motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres.
Câmeras de monitoramento
O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área do evento com câmeras para, em sintonia com o monitoramento de campo, implantar ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.
O COR vai monitorar a região em tempo real, com o apoio de câmeras, de agentes em campo, além de coletar informações de usuários do aplicativo Waze e de GPS dos ônibus. O órgão poderá acionar rapidamente as equipes da Prefeitura para atuar em qualquer ocorrência. Caso haja impactos significativos no tráfego, serão emitidos alertas para que CET-Rio, Guarda Municipal e modais de transporte façam ajustes operacionais nas vias ou nos tempos dos sinais de trânsito.
Estacionamento
Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, portanto não é recomendada a utilização de automóvel particular. A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
Interdições:
A partir de 22h do dia 30 de Junho às 07h do dia subsequente, a Rua Carvalho de Souza estará interditada parcialmente ao tráfego de veículos, faixa à direita da via, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Batista e a Avenida Ministro Edgard Romero.
A partir de 7h do dia 1 de Julho as seguintes vias serão interditadas totalmente:
Rua Carvalho de Souza, Avenida Ministro Edgard Romero, Estrada do Portela, Rua Dagmar da Fonseca, Travessa Natal, Travessa Almerinda Freitas, Rua Maria Freitas e Rua Américo Brasiliense.