A Generation Vegan (GenV), uma organização internacional sem fins lucrativos, está desafiando o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak adotar uma alimentação vegana por um mês em troca de uma doação de um milhão de libras (6,3 milhões de reais) para uma instituição de caridade de sua escolha. A oferta, que expira em 31 de janeiro, foi feita anteriormente ao Papa Francisco e ao presidente dos EUA.
As campanhas da GenV buscam destacar o impacto da pecuária no clima, poluição, desmatamento, perda de biodiversidade, potencial pandêmico, resistência a antibióticos, saúde pública e na vida de bilhões de animais - tanto de criação quanto selvagens.
A CEO da GenV, Naomi Hallum diz: “O primeiro-ministro Sunak prometeu proteger o futuro do nosso planeta e falou mais de uma vez sobre a importância de mostrar compaixão. Agora, pedimos a ele que alinhe suas palavras com ações e adote uma alimentação baseada em plantas por pelo menos um mês. Nossa sincera esperança é que ele aceite nossa oferta de um milhão de libras. Pedimos que ele lidere pelo exemplo e mostre como a alimentação à base de plantas pode ser satisfatória, saudável e agradável - além de ética e ambientalmente positiva.
Em uma carta publicada em quatro grandes jornais britânicos, a Gen V convida o Sr. Sunak a aceitar a oferta “pela nossa terra, nosso planeta, nossa saúde, nossos agricultores e nosso futuro”.
-A pecuária responde por até 85% das terras agrícolas, mas fornece apenas 32% de nossas calorias e menos da metade de nossas proteínas (1).
-Alimentar o mesmo número de pessoas com uma alimentação baseada em vegetais exigiria apenas um sexto da terra, deixando 14,5 milhões de hectares (2) disponíveis para restauração da natureza, reflorestamento e sequestro de carbono.
A pecuária é responsável por pelo menos 16,5% de todas as emissões (3) de GEE produzidas pelo homem.
Se todos comessem apenas vegetais, nossas emissões de GEE relacionadas a alimentos cairiam 70% (4).
A adoção de uma alimentação baseada em vegetais está associada à diminuição do risco de mortalidade e incidência (5) de doenças cardiovasculares.
Um novo estudo descobriu que alimentações à base de plantas reduzem o risco de câncer de mama na pós-menopausa em 18%, câncer de próstata em 31%, câncer colorretal em homens em 43% e o risco de desenvolver qualquer tipo de câncer em 14% (6).
Em uma pesquisa recente, 64% dos produtores disseram que considerariam a transição da pecuária totalmente desde que houvesse apoio financeiro (7).
Juntamente com os anúncios de página inteira nos jornais The Guardian, Metro, The Evening Standard e The i, a GenV ocupou os expositores da estação de metrô de Westminster, com 5.000 cartazes de campanha e outdoors. A GenV também está coordenando uma ação em larga escala no Parlamento e na Downing Street, envolvendo infláveis ??gigantes, materiais visuais e a distribuição de centenas de refeições veganas gratuitas.
“Milhões de pessoas já estão adotando - ou adotam - uma alimentação baseada em vegetais para proteger a sua saúde, animais e o planeta. Mas agora, à medida que múltiplas crises ambientais e de saúde se tornam cada vez mais graves, precisamos de liderança urgente, positiva e poderosa. Nossa esperança genuína é que o Sr. Sunak seja essa liderança e, se o fizer, estaremos prontos para assinar o cheque de um milhão de libras”, afirma Naomi Hallum.
WWF-UK. 2022. Future of Feed report. P6. https://www.wwf.org.uk/sites/default/files/2022-06/future_of_feed_full_report.pdf