Desde o fim da tarde deste domingo (5) que o Corpo de Bombeiros e a Marinha procuram por oito pessoas desaparecidas após o naufrágio de uma traineira com 14 tripulantes na Baía de Guanabara.
Das oito desaparecidas, seis vítimas foram resgatadas com vida e três mortes foram confirmadas, até o momento.
Mais de 50 militares da corporação seguem empenhados nas buscas por duas pessoas que ainda estão desaparecidas. Os guarda-vidas e mergulhadores atuam com apoio de lanchas, motos aquáticas, botes e aeronaves.
A traineira que naufragou se chama Caiçara e tem 12 metros de comprimento. Os seis primeiros tripulantes salvos foram resgatados por um barco civil. A equipe do 19º GBM (Ilha do Governador) presta os primeiros socorros e transportará os resgatados para o Pier da Transpetro na Ilha do Governador.
A Capitania dos Portos vai instaurar um procedimento para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Segundo os militares, não foi verificado indício de poluição hídrica no local.
O Corpo de Bombeiros enviou a seguinte nota:
"O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi acionado, na tarde deste domingo (05.02), para um naufrágio na Baía de Guanabara, próximo à Ilha de Paquetá.
Segundo relatos atualizados, havia 14 pessoas a bordo da embarcação. Seis vítimas foram resgatadas por terceiros, receberam os primeiros-socorros do CBMERJ e foram encaminhadas para o CER da Ilha do Governador: 2 mulheres, 2 homens e 2 crianças do sexo masculino.
Oito pessoas seguem desaparecidas: 1 criança e um adolescente do sexo masculino e seis adultos, sendo 3 homens e 3 mulheres.
Guarda-vidas e mergulhadores da corporação atuam nas buscas, com apoio de lanchas, motos aquáticas, botes e aeronaves.
A operação seguirá ininterruptamente."
Já o comunicado da Marinha do Brasil (Comando do 1º Distrito Naval) diz:
"A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informa que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) tomou conhecimento, na tarde de domingo (05), da ocorrência de um emborcamento de uma traineira na altura da Ilha do Governador (RJ).
Ressalta-se que a CPRJ enviou uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) ao local para averiguações tão logo teve ciência do ocorrido. A embarcação contava com 12 tripulantes, 6 deles devidamente resgatados até o momento. As buscas pelos demais estão sendo realizadas tanto pela Marinha do Brasil quanto pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Insta salientar que não foi verificado indício de poluição hídrica no local.
A CPRJ esclarece, também, que um procedimento interno será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de ocorrências análogas no futuro. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº 2.180/54."
As vítimas resgatadas foram identificadas:
Ana Paula de Souza, de 46 anos;
Ana Nilda dos Santos Soares, de 43 anos;
Erick pereira da Silva, de 38 anos;
Marcos Paulo da Silva Correia, de 45 anos;
Um menino de 10 anos;
Um adolescente de 14 anos.
Continuam desaparecidos:
Uma criança de 3 anos;
Um adolescente 14 anos;
Fábio Dantas Soares; de 46 anos;
Everson Costa de Assunção, de 45 anos;
Evandro;
Juliana Gomes Delana da Silva; 35 anos;
Michele;
Isabel Cristina de Souza Borges, de 38 anos.
Em atualização.