A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) monitoram as precipitações em todo o Estado, atuando para prevenir e minimizar danos. Porém, ao menos duas tragédias já ocorreram: uma menina de dois anos morreu soterrada em um deslizamento de terra na comunidade da Chácara do Céu, na Tijuca. De acordo com os bombeiros do quartel tijucano, ela foi encontrada sob os escombros após desabamento na rua Tenente Marques de Sousa, naquela localidade. Já em Saquarema, um homem de 27 anos foi atingido por um raio no bairro Vilatur e também veio à óbito.
Os Bombeiros do Rio atenderam quase 250 ocorrências relacionadas às chuvas, nesta terça-feira (07) e na manhã de hoje (08), em todo o território fluminense, incluindo incluindo 102 ocorrências de alagamentos e inundações, 66 salvamentos de pessoas presas ou ilhadas e 45 cortes/quedas de árvores.
Agentes da Defesa Civil Estadual estão em contato permanente com as Prefeituras, dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal.
Monitoramento
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos e enviando alertas para os municípios.
A capital, as regiões Metropolitana, Serrana e as Baixadas Litorâneas apresentam risco geológico alto e muito alto, neste momento. Niterói, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Maricá, Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Saquarema são pontos de atenção para deslizamentos.
É alto ou muito alto o risco hidrológico na capital, na Baixada Fluminense, nas regiões Metropolitana, Serrana e nas Baixadas Litorâneas. Os municípios do Rio de Janeiro, de São João de Meriti, Duque de Caxias, São Gonçalo, Niterói, Maricá, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Nova Friburgo, Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, Teresópolis, Araruama, Silva Jardim e Saquarema são pontos de atenção para alagamentos e inundações.
Na noite de terça-feira, foram registrados transbordos do rio Engenhoca (Niterói), do rio Alcântara (São Gonçalo), do ribeirão São José (Bom Jardim), do rio da Aldeia (São Gonçalo) e do rio São Pedro (Macaé).
Previsão
O cenário atual é de núcleos de chuva moderada a forte na Capital, Metropolitana, Baixada Litorânea, Norte, Noroeste.
Para as próximas horas, a previsão também é de chuva moderada a forte em todas as regiões.
"Fiquem em casa", pede governador
No Twitter, o governador Cláudio Castro (PL) disse que as equipes da Defesa Civil estavam de prontidão para acompanhar de perto as necessidades dos municípios.
O político informou que entrou em contato com alguns prefeitos, entre eles, o do Rio, Eduardo Paes (PSD), para reforçar o suporte aos municípios.
"Peço às pessoas que evitem sair de casa. E para aquelas que estão nas ruas que fiquem em lugares seguros. O momento é de atenção e cautela", disse Castro.
Fonte: Bombeiros/RJ