No próximo domingo (12), no Caminho Oscar Niemeyer, nova área de desfiles oficiais da folia de Niterói, o tradicional bloco Banda do Ingá, irá 'arrastar' foliões pela 50° vez no Carnaval. A abertura dos portões acontece às 11h, com previsão de duração até às 19h.
Os responsáveis pela organização da Banda do Ingá, que não tem fins lucrativos e desfile voltado também para arrecadação de donativos para entidades assistenciais, informam que haverá a troca de cada abadá por dois quilos de alimentos não perecíveis.
A troca, que teve início na terça-feira (7), poderá ser realizada até sábado (11), das 10h às 22h, entre a Rua Pereira Nunes e Presidente Pedreira, no bairro do Ingá, tradicional área de concentração do bloco.
Caso sobre algum dos 8 mil abadás disponíveis para troca durante a semana, os organizadores disponibilizarão, no dia do evento, a partir das 8h, uma última chance para obtê-lo, em frente ao Caminho Niemeyer.
Quem estiver com o abadá, poderá entrar direto. Já para aqueles que não tenham adquirido, o acesso estará disponível com a doação de 1 quilo de alimento não perecível.
História da Banda do Ingá
Após uma pelada de futebol de areia, no ano de 1973, um grupo de amigos foi para a padaria - que ficava localizada onde hoje acontece a troca dos abadás, e após um pico de luz, os donos do local ofereceram sorvetes para os clientes, já que iriam estragar devido a falta de energia.
Os amigos e vizinhos tomaram o sorvete e enquanto a luz não voltava, começaram a batucar e cantar. Assim veio a ideia de fazer um samba no Ingá, com a união de vizinhos, amigos.
No primeiro ano de desfile, a cantora Emilinha Borba, no auge da carreira, foi a principal atração. Os anos se passaram e a Banda do Ingá não parou mais de crescer, marcando presença, com pompa e circunstância, no Carnaval de Niterói.
Fonte: Prefeitura de Niterói