O anúncio dos vencedores do VI Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, realizado na última quarta-feira (08), em São Paulo, confirmou a importância do jornalismo na difusão do seguro no Brasil. A premiação, organizada pela Escola de Negócios e Seguros (com apoio da Federação Nacional dos Corretores - Fenacor e da Confederação Nacional das Seguradoras - CNseg), foi dividida em cinco categorias e pagou R$ 120 mil no total: R$ 15 mil para o primeiro colocado, R$ 6 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro.
As reportagens que ficaram em 1º lugar em cada categoria foram: Mídia Impressa -“Novas apólices de seguros cobrem de Pix a home office” (Sérgio Tauhata: Valor Econômico); Audiovisual - “Efeito Um Grau: as mudanças climáticas, seus impactos no campo e os desafios de expansão do seguro agrícola” (Luan Vosnhak; Coautores: Marcelo Feble, Helena Gonçalves e Marinês Barboza: NDTV Record TV Florianópolis / SC); Webjornalismo: “Seguro de vida para sucessão pode ser 20 vezes mais caro que versão tradicional; veja como funciona” (Giovanna Sutto: InfoMoney); Imprensa de Seguros - “Sem seguro ou com taxas maiores?” (Caroline Rodrigues: Revista Cobertura) e Inovação - “Tecnologia e regulação redesenham os seguros” (Henrique Gomes Batista: O Globo).
Além das quatro categorias já tradicionais - Mídia Impressa, Audiovisual (incluindo Rádio e TV), Webjornalismo e Imprensa Especializada do Mercado de Seguros, presentes desde a primeira edição, em 2016 – a atual edição trouxe uma novidade: o tema Inovação, com o objetivo de estimular a produção de reportagens com foco em ideias originais, criativas e inovadoras, desenvolvidas por empresas que agregaram novas tecnologias e ferramentas disruptivas, a fim de proporcionar melhorias para todo o setor de seguros.
Desde 2016, foram aproximadamente 3.800 trabalhos inscritos, produzidos por cerca de 800 profissionais. Somando as seis edições realizadas, o Prêmio pagou um total de R$ 1,132 milhão.
“Ao traduzir o universo do seguro, o jornalista apresenta uma informação relevante de maneira agradável e fácil de ser compreendida, por isso eu gostaria de cumprimentar os colegas por este trabalho que é importante para o setor, para o público e para o jornalismo também”, destacou o jornalista Carlos Sardenberg (atual apresentador e comentarista da CBN e colunista do jornal O Globo), escolhido como “embaixador” desta edição do Prêmio, após apresentar uma palestra sobre as “Perspectivas econômicas e o mercado de seguros em 2023”, pouco antes do anúncio dos vencedores.
Jornalista Carlos Sardenberg (atual apresentador e comentarista da CBN e colunista do jornal O Globo), escolhido como “embaixador” desta edição do Prêmio. Foto: Divulgação
De acordo com o presidente da ENS Lucas Vergilio, com a organização do Prêmio, a entidade reforça um de seus objetivos institucionais, que é a difusão da cultura do seguro em todo o País. “Em sete meses, mais de uma centena de jornalistas das cinco regiões do país produziram mais de 300 reportagens de alta qualidade que mostraram para a população brasileira a relevância deste valioso instrumento de proteção de vida e de bens que é o seguro”, destacou Vergilio, que anunciou a realização da sétima edição do Prêmio, em 2024.
Brevemente, a Escola de Negócios e Seguros anunciará o novo prazo de inscrições e o regulamento completo da nova edição do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros.
A seguir, a lista completa dos finalistas do VI PRÊMIO NACIONAL DE JORNALISMO EM SEGUROS:
CATEGORIA MÍDIA IMPRESSA
1º) “Novas apólices de seguros cobrem de Pix a home office”
Autor: Sérgio Tauhata
Veículo: Jornal Valor Econômico (São Paulo / SP)
2º) “Cobertor curto”
Autora: Nereida Vergara
Veículo: Jornal Correio do Povo (Porto Alegre / RS)
3º) “Pode rezar, mas com seguro”
Autora: Juliana Bevilaqua (Coautora: Babiana Mugnol)
Veículo: Jornal Pioneiro (Caxias do Sul / RS)
4º) “Pagar menos no plano de saúde é possível: portabilidade, downgrade e pesquisa de preços são opções”
Autora: Stephanie Tondo
Veículo: Jornal Extra (Rio de Janeiro / RJ)
5º) “Vai e vem da covid mexe com resultados”
Autora: Simone Goldberg
Veículo: Jornal Valor Econômico (Rio de Janeiro / RJ)
CATEGORIA AUDIOVISUAL (INCLUI RÁDIO E TV)
1º) “Efeito Um Grau: as mudanças climáticas, seus impactos no campo e os desafios de expansão do seguro agrícola”
Autor: Luan Vosnhak (Coautores: Marcelo Feble, Helena Gonçalves e Marinês Barboza)
Veículo: NDTV Record TV (Florianópolis / SC)
2º) “Importância dos seguros”
Autor: Wagner Oliveira (Coautores: Priscila Assis, Raquel Andrade, Wilson Neto, George Cordeiro e André Eikon)
Veículo: TV Guararapes / Record TV (Recife / PE)
3º) “Insurtech tá on: tecnologia revoluciona mercado de seguros com personalização de produtos e contratações simplificadas”
Autora: Giselle Loureiro
Veículo: Rede Amazônica / Sucursal Brasília (Brasília / DF)
4º) “Open insurance: oportunidades e desafios em um mercado em expansão”
Autora: Laura Zschaber (Coautores: Bruno Lima, William Félix, Aline Scarponi e David Duarte)
Veículo: Rede Minas (Belo Horizonte / MG)
5º) “Série Seguros – Importância e crescimento no mercado”
Autor: Christhian Jhon Gomes Sousa (Coautora: Laudiceia Uchoa)
Veículo: Rádio Antares (Teresina / PI)
CATEGORIA WEBJORNALISMO
1º) “Seguro de vida para sucessão pode ser 20 vezes mais caro que versão tradicional; veja como funciona”
Autora: Giovanna Sutto
Veículo: Revista InfoMoney
2º) “Agronegócio tem seguro de trator, boi e peixe, mas só 20% estão protegidos”
Autora: Claudia Varella
Veículo: Portal UOL
3º) “A revolução das insurtechs”
Autora: Claudia Rolli
Veículo: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
4º) “Uma revolução no mercado de seguros”
Autora: Monica Miglio Pedrosa
Veículo: Experience Club – EXP
5º) “Será a vez da Dasa entrar no mercado de planos de saúde, em meio à consolidação do setor?”
Autora: Beth Koike
Veículo: Jornal Valor Econômico
MÍDIA ESPECIALIZADA DO SETOR DE SEGUROS
1º) “Sem seguro ou com taxas maiores?”
Autora: Caroline Rodrigues
Veículo: Revista Cobertura (São Paulo / SP)
2º) “Ruptura na cadeia global de suprimentos não deixa ninguém imune”
Autora: Karin Fuchs
Veículo: Revista Cobertura (São Paulo / SP)
3º) “Exemplar ‘volta por cima’”
Autor: André Felipe de Lima
Veículo: Revista Apólice (São Paulo / SP)
4º) “O open insurance é uma evolução para o setor?”
Autora: Thaís Ruco
Veículo: Revista Cobertura (São Paulo / SP)
5º) “A primeira legislação do mundo”
Autora: Kelly Lubiato
Veículo: Revista Apólice (São Paulo / SP)
PRÊMIO ESPECIAL “MAG SEGUROS INOVAÇÃO”
1º) “Tecnologia e regulação redesenham os seguros”
Autor: Henrique Gomes Batista
Veículo: Jornal O Globo (Rio de Janeiro / RJ)
2º) “InsurCast Podcast – Falando sobre seguros”
Autor: Rodrigo Kenji Arasaki (Coautor: Rafael Botaro)
Veículo: Youtube / Instagram / LinkedIn
3º) “A hora de se tornar digital”
Autor: Bernardo Vicente Tabak
Veículo: Revista Insurtalks
4º) “Podcast Gazeta: Momento seguro – Não é só sinistro: veja serviços que seu seguro tem e você nem sabe!
Autor: Djaildo Costa Batista de Almeida (Coautor: Rogerio Costa)
Veículo: Rádio Gazeta FM / Gazeta WEB (Maceió / AL)
5º) “Mercado de seguros no Brasil se reformula com aposta em tecnologia”
Autor: Alan Magno Bentes (Coautora: Beatriz Cavalcante)
Veículo: Jornal O Povo (Fortaleza / CE)