O encontro está marcado esta sexta-feira (10), às 18:30h. Cinema negro, cultura, diversão e inclusão resumem as ações do Renascença Clube ao longo dos seis anos de RenaCine, que tem como objetivo formar público diferenciado, a partir de acervo com mais de 600 longas, 100 curtas e documentários que tratam da temática racial. A ideia é que um maior número de pessoas conheça a sua verdadeira história, fortalecendo sua identidade e aumentando a autoestima. O espaço do Renascença torna-se ideal, visto que sempre foi um reduto de resistência na luta contra qualquer tipo de discriminação.
O RenaCine restabelece o cinema negro que já era exibido, em décadas passadas, no Renascença Clube, adaptando-o com base na Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio e que foi alterada pela Lei 11645/2008, que instituiu, também, a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena.
“No período de 2012 a 2018, o RenaCine atingiu cerca de três mil pessoas engajadas na política em prol da sociedade afro-brasileira. Agora, nesse retorno, que foi abraçado pela atual presidência do clube com o apoio do vice-presidente do Departamento Cultural e Artístico, João Carlos Martins, pretendo - ao lado de João Costa, professor de História e cinéfilo com corte para a cultura negra -, trazer filmes atuais que tenham como proposta a temática racial, não deixando de exibir best sellers como 'Filhas do Vento'. Essas películas serão exibidas na última sexta-feira de cada mês seguidos de um debate”, afirma Nanci Rosa, coordenadora do projeto
O filme
“Filhas do Vento” é um best seller nacional, de 2005, dirigido por Joel Zito Araújo. Este foi o 1º longa-metragem de ficção do diretor que, antes, realizava documentários.
Sinopse
Numa pequena cidade em Minas Gerais, as irmãs Cida (Taís Araújo) e Ju (Thalma de Freitas) se separaram ainda jovens. Elas se reencontram 45 anos depois, no enterro do pai (Mílton Gonçalves). Nesse segundo momento, Cida (Ruth de Souza) e Ju (Léa Garcia) estão em uma fase definitiva de suas vidas, cobrando resoluções para todos os sentimentos e histórias deixados no passado. Os fantasmas da escravidão e do racismo acentuam o drama de forma sutil e poderosa.Elenco: Léa Garcia, Ruth de Souza, Milton Gonçalves, Taís Araújo, Thalma de Freitas, Rocco Pitanga, Maria Ceiça e Zózimo Bulbul.
Serviço
Dia: 10/03
Hora: 18h30
Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 - Andaraí)
Entrada franca
Censura: 12 anos (menores só acompanhados dos responsáveis)
A entrada é 0800, com direito a caldinho de ervilha. Bar em funcionamento.
Ação Social: doação de produtos femininos de higiene pessoal para o Instituto Nelson Mandela.