Você sabia que para trabalhar em algumas profissões não é necessário ficar em um local fixo em uma determinada cidade ou país e que ainda pode ser feito de forma online? Sim, essa é a vida dos nômades digitais!
Segundo Jáque Abreu, especialista em intercâmbio na Europa, é crescente o número de empresas que vem adotando o trabalho home office, o que fez com que muitos profissionais tenham aderido essa vida nômade.
“O nômade pode trabalhar em um café, na praia ou campo, desde que tenha acesso à internet e equipamentos como laptop, smartphone e tablet para executar o trabalho. A flexibilidade de viajar e conhecer novos locais nas horas vagas é o grande atrativo da vida dos nômade digitais”, conta a especialista.
Não existe uma profissão específica para ser nômade digital, mas as mais comuns são profissionais na área de TI, Recursos Humanos, marketing digital, redatores, design, consultores e empresários, entre outros.
Vantagens
- Liberdade geográfica, poder viajar para qualquer lugar do mundo;
- Criar sua própria rotina: flexibilidade ao estar em um nova cidade ou país, podendo administrar. Por exemplo: ir à praia de manhã e, logo depois, trabalhar;
- Conhecer novos lugares nas horas vagas, nos dias de folga conhecer cidades vizinhas de onde está alojado e, na semana após o trabalho, explorar a cidade que esta alojado;
- Novas experiências: ao sair da zona de conforto, ficamos mais observadores, abertos a conhecer outras pessoas e ter novas experiências.
Desvantagens
- Para quem não sabe lidar com uma vida sem rotina, pode ser um pouco duro, pois cada hora está em um local diferente. Para misturar trabalho com férias é necessário organização;
- Acesso à internet: nem sempre o local onde se hospeda tem acesso suficiente e, com isso, pode prejudicar o trabalho;
- Vida social afetada: por estar sempre viajando, faz novas amizades, mas não são sólidas;
- Imprevistos, como ser roubado, problemas de saúde e não se adaptar ao local escolhido para permanecer por um tempo.