O gatilho de vendas é uma técnica utilizada para despertar o interesse do potencial cliente e induzi-lo a tomar uma ação de compra. Pode ser uma promoção, uma oferta por tempo limitado, uma demonstração gratuita do produto, entre outras estratégias. O objetivo é criar uma sensação de urgência ou necessidade no consumidor, levando-o a agir e finalizar a compra.
Segundo Beatrice Castro, publicitária, sócia e fundadora da maior e mais premiada agência de marketing do ABC Paulista @webfocomaispippe, eles servem para ativar o subconsciente do cliente e influenciar suas decisões de compra. “São técnicas psicológicas que exploram emoções e comportamentos humanos para aumentar a persuasão e a conversão de vendas. Ao usar gatilhos mentais, é possível criar um senso de urgência, escassez, autoridade, confiança e outros fatores que levam o cliente a tomar uma ação de compra”, explica a especialista em marketing digital.
Eles exploram emoções, comportamentos e reações humanas para criar um senso de urgência, escassez, autoridade, confiança e outros fatores que levam à compra.
Os principais são:
1. Urgência: criar um senso de escassez ou limite de tempo para a oferta. Exemplo: "promoção válida somente hoje", "últimas unidades em estoque".
2. Escassez: destacar a falta ou limitação do produto ou serviço. Exemplo: "produto exclusivo", "edição limitada".
3. Autoridade: estabelecer a credibilidade da marca ou do produto. Exemplo: "recomendado por especialistas", "produto testado e aprovado por consumidores".
4. Prova social: evidenciar a popularidade ou a aceitação do produto por outras pessoas. Exemplo: "mais de 1 milhão de unidades vendidas", "avaliação 5 estrelas por clientes satisfeitos".