A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, em parceria com as Centrais Sindicais, entre outros órgãos municipais, vai celebrar o Dia Mundial do Trabalho nesta segunda-feira (01), no Parque Madureira Mestre Monarco. O Festival do Trabalhador terá início às 9h, com o tema “Emprego, renda, direitos, democracia e por mais empregos verdes”. Shows de artistas como Diogo Nogueira e Moça Prosa vão animar o público. Haverá ainda cadastramento para banco de empregos, vagas para pessoas com deficiência, jovem aprendiz e estágio; inscrição para cursos; orientação sobre currículo; posto de vacinação; cadastro único para programas sociais; feira cultural e de artesanatos; distribuição de mudas; ato ecumênico; homenagens a trabalhadores; serviços do INSS e do Ministério da Previdência Social e corrida de entregadores com bicicleta de carga.
O evento vai contar com serviços de várias secretarias municipais como Juventude, Mulher, Ciência e Tecnologia, Saúde, Cidadania (por meio do Procon Carioca) e Assistência Social. Além disso, há participação do Planetário do Rio, da subprefeitura da Zona Norte, da administração do Parque de Madureira Mestre Monarco, da Rioluz, da Guarda Municipal, da Comlurb e de outros parceiros como Apae RJ, Rede Incluir, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fundação Mudes e Instituto Besouro.
– O Festival do Trabalhador é organizado pela Prefeitura do Rio como uma data de celebração. Também é voltado à promoção do debate em prol de novas políticas que garantam direitos aos trabalhadores cariocas. É um dia especial, de celebração e de luta por mais direitos. Queremos um 1º de maio por mais empregos verdes. A Prefeitura do Rio celebra nessa data as lutas históricas, olhando também para os desafios do presente e do futuro. O Rio tem o potencial de se transformar, em um período curto de tempo, na capital nacional dos empregos verdes. Portanto, o 1º de maio é uma data para celebração e de defesa de mais direitos. Queremos transformar o Rio na capital nacional dos empregos verdes – celebra o secretário Everton Gomes.
– É muito importante a realização deste 1º de Maio num palco como o Parque Madureira, fora da região central, levando atividades políticas e culturais para a Zona Norte, perto de onde os trabalhadores vivem. Vamos fazer uma grande festa popular, com a cara, presença e coragem do povo, para debater nossas pautas e também celebrar nossa cultura – acrescenta a diretora de comunicação da CTB Rio de Janeiro, Ana Paula Brito.
Festival do Trabalhador
9h – Abertura dos Serviços
11h – Ato Ecumênico
11h30 – Grupo Milonga da APAE Rio
14h – Corrida Bike de Carga
14h30 – Homenagem da SMTE
15h30 – Fala das Centrais Sindicais
16h30 – Moça Prosa
18h – Diogo Nogueira
Prefeitura do Rio