TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Botafogo supera Flamengo e assume liderança do Brasileiro, pela primeira vez em 10 anos

As duas equipes voltam a jogar na próxima quinta-feira por competições internacionais

Por Victor Ferreira Santos em 30/04/2023 às 20:50:43

Tiquinho Soares marcou dois gols e foi um dos destaques do Botafogo. Foto: Vitor Silva

O Botafogo venceu o Flamengo por 3x2, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Tiquinho (2x) e Danilo Barbosa fizeram os gols do Glorioso, enquanto Léo Pereira, também duas vezes, diminuiu para o rubro-negro no Maracanã, neste domingo. O lateral Rafael, do alvinegro, foi expulso no começo da segunda etapa. Com o resultado, o Alvinegro assumiu a liderança isolada da competição, com 9 pontos, diferente do Fla, que é, momentaneamente, o 14° colocado.

O próximo jogo do rubro-negro é nessa quinta, contra o Racing-ARG, pela Libertadores. O Glorioso mede forças, no mesmo dia, contra a LDU (Equador), mas pela Copa Sul-Americana.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a vitória que rendeu ao Fogão a primeira liderança no Brasileiro em dez anos.

O jogo

O Flamengo começou no controle total da partida, mas sem muitas ações concretas. Salvo aos 5, em que Gabigol deu bom passe para Wesley, que tocou rasteiro em direção à área e Vidal deu um leve toque na bola. Ela bateu na trave esquerda de Perri. Depois disso, só chutes sem tanto perigo. O Glorioso se defendia bem e esperava uma brecha para afrontar. Foi o que aconteceu num chute de fora de Victor Sá.

Pouco depois, o atacante foi providencial em outro lance: ele tentou jogada entre dois e sofreu pênalti do garoto Wesley. Na cobrança, Tiquinho chutou de um lado, Santos foi para o outro: 1x0 Fogão. Por conta desse gol, o confronto melhorou e Santos quase tomou mais um por ter errado passe bem adiantado. Tiquinho desperdiçou. No lance seguinte, em ataque do Flamengo, Gabi chutou na rede pelo lado de fora. Um minuto depois, Léo Pereira cruzou para a área e Pedro cabeceou no cantinho. Perri se esticou para defender

Próximo do intervalo, Gabriel Barbosa deu passe em profundidade para Wesley, que devolveu à Gabi, mas o atacante não bateu da melhor forma. Em sequência, Tiquinho Soares arriscou de longe e Santos espalmou para escanteio. Na cobrança, Danilo Barbosa testou sozinho e ampliou o placar. 2x0.

Na etapa final Everton Ribeiro entrou na vaga de Ayrton Lucas, improvisado no meio porque Gerson sentiu uma lesão no aquecimento. Em duas oportunidades seguidas o camisa 7 'diferenciou' o jeito do rubro-negro de jogar: com 01 minuto, no primeiro domínio de Everton Ribeiro, o meia achou Gabi sozinho, mas o atacante bateu mal nas mãos do goleiro. Segundos depois, em outro lance de Everton Ribeiro - um toque por cima da defesa -, outra vez Gabi, o camisa 10 da Gávea, chutou em cima de Perri. As coisas pioraram para o alvinegro porque Rafael tomou o segundo amarelo por uma falta e foi expulso.

Numa outra chance do Flamengo, Everton Cebolinha cortou para o meio, bateu quase no ângulo e Lucas Perri espalmou com a ponta dos dedos. A pressão vermelha surtiu efeito e Fabrício Bruno, aos 13, acertou um cruzamento na medida para o companheiro de zaga, Léo Pereira, que de primeira acertou o canto esquerdo. 2x1.

Gabriel Barbosa chegou a perder outra chance boa para empatar o confronto, dessa vez num chute para fora.

Numa rara oportunidade do Botafogo no segundo tempo, porém em impedimento, Tiquinho recebeu sozinho e bateu da meia lua, para fora. Minutos depois, aos 23, em contra-ataque da 'Estrela Solitária', Luís Henrique entrou na área e Santos defendeu o chute. No rebote, Tiquinho foi parado pela zaga em duas oportunidades. Em jogada de Tchê Tchê para cima de quatro jogadores, o volante tocou na área e Tiquinho complementou para as redes.

Depois disso, foi pressão total do Flamengo. Aos 40, Everton Ribeiro deu toque de letra de primeira, Pedro ficou cara a cara e Perri defendeu mais uma. No lance seguinte, em escanteio, Léo Pereira apareceu outra vez para diminuir o placar. As tentativas de empate continuaram, com David Luiz e Matheus França (este, impedido) desperdiçando chances boas de empate.

Já nos minutos finais, Matheus França conduziu pela direita, caiu, mas a bola sobrou para Marinho. O atacante decidiu chutar e Lucas Perri pegou com tranquilidade. O atacante Pedro era uma opção na área para fazer o gol.

FICHA TÉCNICA

Flamengo 2x3 Botafogo

Local: Maracanã

Árbitro: Edina Alves Batista (SP)

Auxiliares: Neuza Ines Back (SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)

VAR: Daiane Muniz (SP)

Gols: Tiquinho Soares (BOT 28/1T e 25/2T), Danilo Barbosa (BOT 48/1T) e Léo Pereira (FLA 13/2T e 40/2T)

Cartões amarelos: Gabigol (FLA 29/1T), Vidal (FLA 42/2T), Rafael (BOT 46/1T e 05/2T), David Luiz (FLA 28/2T), Thiago Maia (FLA 34/2T), Tiquinho Soares (BOT 39/2T) e Everton Ribeiro (FLA 55/2T)

Flamengo: Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Thiago Maia (Victor Hugo 35/2T); Wesley (Marinho 15/2T), Vidal (Matheus França 35/2T), Ayrton Lucas (Everton Ribeiro/intervalo) e Everton Cebolinha; Gabriel Barbosa e Pedro.

Botafogo: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa e Tchê Tchê (Philipe Sampaio 50/2T); Júnior Santos (Di Plácido 10/2T), Eduardo (Marlon Freitas 22/2T) e Victor Sá (Luís Henrique 22/2T); Tiquinho Soares.

Por Victor Ferreira Santos

Fonte: Com Agência Brasil e Radioagência Nacional

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.