A startup Obvius — que facilita diversos tipos de pagamentos, incluindo transações entre dinheiro e criptomoedas — escolheu o Web Summit Rio, entre 1 e 4 de maio, para lançar dois produtos que visam desburocratizar esse universo. A expectativa da startup, que surgiu após vencer o primeiro hackathon da América Latina voltado para blockchain, em março de 2022, é impactar um milhão de pessoas em seis meses com duas soluções para empresas e produtores de conteúdo.
Um desses produtos, o On-ramp Crypto, transforma Pix em criptomoeda. Ele é voltado para empresas que queiram atrair clientes ou receber pagamentos em cripto sem burocracia. Como funciona? O usuário faz o Pix e recebe um token para, por exemplo, jogar online — como é o caso da Mentora, seu primeiro cliente. A Obvius recebe o pagamento e entrega à empresa parceira, na blockchain, o criptoativo adquirido. O caminho inverso também é simples. Caso a empresa queira receber pagamentos, a solução permite que os clientes paguem em cripto e a startup faz a conversão para dinheiro.
Júnior Ribeiro, sócio-fundador e CEO da Obvius, Júnior Ribeiro ressalta que, com isso, o consumidor não precisa ter conta em nenhuma corretora de criptomoedas, nem ter que aprender a usar uma carteira digital para efetivar a compra, o que facilita as operações. Assim, empresas podem aceitar criptomoedas como pagamento, ainda que o cliente pague com dinheiro.
"Nossa tecnologia faz a conversão instantânea, de acordo com a cotação do momento. É uma ferramenta ágil, direcionada a empresas, que permite fazer transações 24 horas por dia, sete dias por semana", diz. "É o fim da burocracia. Ajudamos a dar escala a qualquer negócio, colaborando para que empresas do mercado tradicional possam se integrar ao mercado cripto em poucos minutos, atendendo a toda a regulamentação vigente."
Júnior acrescenta que o tempo de onboarding de novos usuários para soluções blockchain via Obvius leva dois minutos, enquanto, no método tradicional, leva uma semana, em média. Menos taxas e mais agilidade para criadores de conteúdo
O segundo produto que a Obvius lança no Web Summit Rio é o paga.live. A solução é voltada para criadores de conteúdo que desejam monetizar seu conteúdo em plataformas como o YouTube ou Twitch, por exemplo. Também funciona de forma simples: o creator exibe um QR code na tela para receber o pagamento, uma de suas principais fontes de receita. "Além da praticidade, o creator consegue ter um custo dez vezes menor. Em vez de arcar com 40% de taxa usualmente cobrada pelas plataformas, paga 3% via Obvius. Trabalhamos com a menor taxa do mercado", diz Júnior Ribeiro.
A Obvius conta com investidores e advisors de renome, como André Franco, analista-chefe do Mercado Bitcoin e um dos nomes mais reconhecidos na intersecção do mercado financeiro com o de criptomoedas; e Robson Silva, co-fundador da Pods Finance, projeto voltado a produtos financeiros estruturados em criptoativos. Com a chegada dos dois novos produtos ao mercado, a startup se prepara agora para os próximos passos.
Sócio-fundador e CEO da Obvius, Júnior Ribeiro lembra que os últimos dois anos foram importantes para que novas indústrias conhecessem os benefícios de blockchain e criptoativos para ganho de escala. Este é o momento de acelerar a conexão entre o mercado tradicional e o mercado de criptoativos.
"Nós desenvolvemos a infraestrutura justamente para facilitar a adoção de novas tecnologias, especialmente na indústria de pagamentos, uma das mais rápidas em inovação", destaca Júnior. "Chegamos para facilitar a interação entre consumidores e empresas que tenham menos afinidade com tecnologia a acessar os benefícios que essas novas tecnologias trazem. É um mercado em franca expansão, com espaço para crescimento. Por isso, estamos otimistas", completa.