O Vasco perdeu em São Januário para o Santos no jogo da sexta rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Deivid Washington, no primeiro tempo, marcou o gol da vitória neste domingo, 14. Com o resultado, o cruzmaltino termina a rodada em décimo sexto, na frente por um ponto do Corinthians, primeiro na zona de rebaixamento. Já o peixe é o sétimo na tabela de classificação, com 10 pontos. O próximo confronto do Gigante da Colina será no sábado contra o São Paulo.
Quatro jogos, duas derrotas e dois empates. É esse retrospecto recente que Barbieri levará à capital paulista. Com exceção das partidas contra Palmeiras e Atlético Mineiro, os outros jogos não deixaram o torcedor contente. Ao apito final hoje, inclusive, um cântico xingando o técnico do Vasco ecoou pelo estádio. No decorrer da partida também, mas com os gritos de "burro" pelas alterações feitas na segunda etapa.
O jogo
O Vasco começou para frente e fez João Paulo ficar atento logo cedo. Numa das intervenções, espalmou de manchete a cobrança de falta de Gabriel Pec. Quem estufou as redes, porém, foi o Santos aos 29, em tabela de Lucas Braga com o Lucas Lima, o meia invadiu a área e tocou para Deivid Washington. O atacante dominou e bateu colocado no canto, sem chance para Léo Jardim. 1x0. O cruzmaltino até reagiu quando Puma recebeu na direita, deu belo corte no defensor do Santos e chutou forte, no canto. João Paulo defendeu bem.
Se na primeira etapa poucas chances foram vistas, no segundo tempo o Vasco se lançou, mas sem triangulações eficientes na maior parte do tempo. Teve cabeceio de Pedro Raul que João Paulo espalmou para escanteio, chute de Alex Teixeira desviado por Joaquim, mas também quase gol de Lucas Braga por cobertura, depois do recuo mal de Puma Rodríguez, de cabeça.
Em cobrança de lateral para a área, Figueiredo, Erick Marcus e Alex Teixeira tocaram de cabeça, sendo o último para o gol. João Paulo se esticou para evitar o empate. O goleiro, inclusive, se saiu bem quando o lance não terminava com algum corte providencial dos defensores do Peixe. Ele inclusive tirou com o rosto um chute de cavadinha de Lucas Piton após ótimo passe de Robson, quase que do meio campo.
Aos 44, uma reclamação: Pedro Raul e Alex Teixeira fizeram boa tabela, o centroavante foi derrubado dentro da área na hora do chute, só que o juiz não considerou pênalti.
Nos últimos segundos, Orellano quase viu o próprio chute servir de empate porque João Paulo espalmou totalmente estranho. Pouquíssimo tempo depois, após escorada dentro da área, Piton bateu de primeira, com a bola no ar ainda, mas ela passou rente a trave.
Derrota e manifestação da torcida contr Barbieri pela forma do time jogar.
FICHA TÉCNICA
Vasco 0x1 Santos
Local: São Januário
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos(BA) e Karla Renata Cavalcanti (PE)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Gols: Deivid Washington (SAN 29/1T)
Cartões amarelos: Nathan (SAN 26/2T), Erick Marcus (VAS 29/2T), Puma Rodríguez (VAS 30/2T), Robson (VAS 32/2T) e Léo (VAS 45/2T)
Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez (Paulo Henrique 28/2T), Robson, Léo e Lucas Piton; Cauan Barros (Erick Marcus 18/2T), Galarza (Alex Teixeira/intervalo) e Jair; Gabriel Pec (Orellano 18/2T), Pedro Raul e Figueiredo (Rodrigo 28/2T).
Santos: João Paulo; Nathan, Messias, Joaquim e Gabriel Inocêncio; Rodrigo Fernández e Dodi; Ângelo (Daniel Ruíz 21/2T), Lucas Lima (Lucas Barbosa 21/2T) e Lucas Braga (Ed Carlos 38/2T); Deivid Washington (Alison 47/2T).